CLIPPING

Enem 2020 será aplicado em janeiro de 2021

08/07/2020 20:13



Segundo MEC, critérios técnicos influenciaram na escolha da nova data


Ficou para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo anúncio feito nesta quarta-feira (8) pelo secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Paulo Vogel. O Enem digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a reaplicação das provas será nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os resultados serão divulgados em 29 de março de 2021.


De acordo com o secretário, as novas datas foram escolhidas após amplo diálogo com secretários estaduais de Educação e representantes do ensino superior. Ele citou a Andifes e o Conif. A Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e o Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras (CRUB) foram consultadas sobre a melhor data e concordaram que o mês janeiro é o mais conveniente para que haja um bom aproveitamento do ano acadêmico.


“Esta não é a decisão que seja perfeita e maravilhosa para todos. Buscamos uma decisão que fosse técnica”, destacou o secretário.

Enquete realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostrou que 49,7% dos estudantes preferiram que o Enem fosse realizado em maio de 2021 e 35,3% optaram por janeiro.


No entanto, segundo o presidente do órgão, Alexandre Lopes, a enquete não foi o único parâmetro usado para definir a nova data. "Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários de Educação, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração ", salientou Lopes.


O ministro interino acrescentou que a escolha do mês de janeiro impedirá que haja ainda mais atrasos no calendário universitário.


“Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos nas faculdades seriam somente no segundo semestre”, disse.

Vogel também informou a possibilidade de que sejam realizadas três rodadas de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021. Tradicionalmente são realizados dois Sisus por ano, mas por causa da pandemia do coronavírus, as universidades poderão necessitar de mais um no próximo ano.


“Talvez as instituições de ensino superior precisem de mais de uma data de Sisu para 2021. O ministério está disponível para realizar mais uma data. A nota a ser usada vai ser do novo Enem. Historicamente temos dois Sisus, mas poderemos realizar mais um, caso seja necessário, porque temos essa excepcionalidade por causa da pandemia”.

Inicialmente previsto para novembro deste ano, o Enem foi adiado por causa da pandemia do coronavírus, que provocou o isolamento social e o distanciamento físico. Escolas de todo o país tiveram atividades presenciais suspensas e em várias situações não houve aulas remotas. Para garantir a isonomia na prova, o tema foi parar na justiça e o MEC acabou pressionado por estudantes, pelas secretarias de educação e pelas entidades a anunciar data posterior.


As exigências sanitárias por conta da pandemia e o maior número de inscritos – mais de 5,8 milhões de estudantes este ano - aumentaram em R$ 70 milhões o orçamento para a realização do exame.


De acordo com o secretário, o montante será usado para alugar mais salas, já que as normas recomendam o afastamento de dois metros entre os alunos; comprar máscaras e materiais de segurança para aplicadores da prova; instalar álcool em gel nas escolas onde serão feitos os exames; investir no treinamento dos profissionais que estarão em serviço e criar regras mais rígidas de segurança e identificação dos alunos.


Confira aqui o vídeo da coletiva no canal da Agência Brasil


Imagem: adaptação do site do INEP


Por Ascom ABRUC


Veja também

Câmara e Senado decretam luto oficial em respeito aos 100 mil mortos pela Covid-19

10/08/2020 16:30

Por prevenção, 6 estados alteram planos de volta às aulas presenciais

10/08/2020 11:59

Senador Dario Berger propõe um ‘auxílio emergencial’ ao ensino superior

10/08/2020 11:39

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.