NOTICIA

Unisc recebe Extrator de RNA que possibilita a realização dos testes de Covid-19

07/04/2020 09:09

O equipamento, que foi emprestado pela empresa Profigen do Brasil , é um dos poucos do estado

Na tarde dessa última segunda-feira, 6 de abril, a empresa ProfiGen do Brasil, que pertence ao grupo Philip Morris, emprestou à Unisc o extrator de DNA/RNA automatizado que será utilizado na realização dos testes de Covid-19. O equipamento, que é um dos poucos do estado, possui grande capacidade de extração e processamento de material genético do vírus (RNA), contribuindo com a agilidade do processo.

Agora, a próxima etapa para dar início às testagens é aguardar a chegada dos kits encomendados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, cuja data está prevista para a próxima semana. No momento, os profissionais da Unisc que irão trabalhar no projeto estão otimizando o tempo, realizando capacitações e elaborando um plano prévio de atuação.

Philipe Irala, da ProfiGen do Brasil, destaca que nesse momento todos devem somar esforços: “ficamos felizes em colaborar com esse projeto que vai atuar em prol da saúde da nossa região”. A empresa também prestará auxílio técnico para a operação do equipamento, fornecendo treinamento, suporte na elaboração de protocolos e materiais técnicos para facilitar a rotina laboratorial, além do acompanhamento técnico durante as atividades e dos demais suportes necessários.

Andreia Valim, diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, reforça que por ser uma máquina automatizada, os operadores estarão mais seguros e que a equipe já se prepara para o início das testagens. “Nós estamos com o fluxo de trabalho bem delineado e com as métricas de segurança e higienização previamente pensadas, para garantir a integridade de cada colaborador. Hoje, com a chegada do equipamento e por saber que nossa equipe conta com excelentes profissionais, me sinto aliviada pelo caminho que estamos seguindo”, acrescenta.

Além disso, o Biólogo Leonardo Moraes, da ProfiGen, está treinando a equipe que usará o Extrator de RNA e seguirá prestando auxílio até o início dos trabalhos de recebimento e processamento das amostras para diagnóstico. “Como estudante da Unisc e profissional da área da saúde é gratificante colaborar com o projeto. Especialmente porque a testagem no município vai agilizar os resultados dos exames e antecipar as medidas preventivas que podem conter a disseminação do vírus”, conclui Leonardo.


















Fonte: UNISC

Reitora da Unifebe fala sobre Plano de Retomada Gradual às aulas presenciais

28/05/2020 11:08

Impactos da pandemia na Educação

28/05/2020 11:05

Publicados editais com retificação do cronograma do Enem 2020

28/05/2020 10:45

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.