REDES REGIONAIS E SETORIAIS

O processo de formação de Redes é uma tendência em vários setores das atividades sociais e econômicas. Segundo o diagnóstico realizado pela ABRUC, sob assessoria da CEPLAN, a crescente internacionalização das estruturas ofertantes de serviços educacionais de nível superior, mostra que a formação de Rede se dá em escala mundial, a exemplo da Federação Internacional de Universidades Católicas – FIUC.

No Brasil, as Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, estão integradas em redes temáticas e geográficas. Além da ABRUC – que congrega, no âmbito nacional, as Comunitárias de todo o país, numa espécie de confederação, existem ainda a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.

Entre os objetivos centrais da ABRUC, figura o de incentivar a ampliação, a consolidação e a articulação de “Redes Regionais” de Comunitárias, valorizando a mobilidade de alunos, professores e pesquisadores e promovendo articulações.

O convívio e a ação conjunta com as redes regionais já existentes comprovam que não há sobreposição de poderes ou atribuições. Ao contrário, a convergência para interesses comuns contribui para o fortalecimento da causa comum, em que todos saem vitoriosos.

É o que tem ocorrido, por exemplo, no âmbito da Lei das Comunitárias. Desde a apresentação do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, a ABRUC e as Redes Regionais e Temáticas tiveram atuação conjunta pela sua aprovação, sem que houvesse o protagonismo de uma ou outra representação.

Além das duas Redes Regionais já consolidadas – ACAFE e COMUNG – a ABRUC trabalha na articulação para a multiplicação dessas entidades por todo o Brasil. É o que vem acontecendo em São Paulo, com a constituição da Rede Paulistas das Comunitárias e também no Nordeste, com a criação da Rede Nordeste. Já há pequenos embriões nas regiões Centro-Oeste e Norte.

A ABRUC tem trabalhado para incentivar e promover a formação dessas redes por entender que a partir da realidade local haverá debates mais articulados e maior penetração nas comunidades locais. Não se trata de um organismo estatutário, mas uma forma de articulação para que a ABRUC passe a ter mais capilaridade e represente com mais propriedade as ICES.

Redes
Iniciando N

Redes
Iniciando CO

Rede
Consolidada RS

Comung - Consórcio das Universidades
Comunitárias Gaúchas

Rede
Consolidade SC

Acafe - Associação Catarinense
das Fundações Educacionais

Rede em formação SP

Redes paulistas de ICES

Rede em
formação NE

Redes nordestes de ICES

MEC define regras para ocupação de vagas remanescentes do FIES

23/05/2018 15:38

PIBID e Residência Pedagógica fazem chamada para habilitar as inscrições

23/05/2018 15:14

Pré-seleção para lista de espera do FIES vai até hoje (23)

23/05/2018 15:05

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.