CLIPPING

Comissões do Enade 2021 validam diretrizes das provas

20/07/2021 08:20

Inep realizou diversas reuniões durante o mês de junho. Encontros orientaram comissões sobre instrumentos de avaliação e validação das diretrizes do exame.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) validou as diretrizes das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, junto às Comissões Assessoras de Área (CAA). O exame será aplicado em 14 de novembro.

A validação das diretrizes das provas ocorreu por meio de encontros remotos, realizados durante todo o mês de junho. Durante as reuniões, as comissões puderam esclarecer, conforme os critérios pedagógicos do Inep, como será realizado o trabalho de revisão, seleção e classificação de itens no ambiente virtual.

Todas as reuniões seguiram as recomendações de segurança de dados e orientaram as comissões acerca do instrumento de avaliação e da validação das diretrizes de prova. Os encontros virtuais ocorreram de forma simultânea, de modo a contemplar todas as áreas do ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): artes visuais, ciências biológicas, ciências da computação, ciências sociais, design, educação física, filosofia, física, formação geral, geografia, filosofia, história, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música, pedagogia, química, sistemas de informação, técnico em análise e desenvolvimento de informação, técnico em gestão da tecnologia da informação, técnico em redes de computadores.

A equipe do Banco Nacional de Itens (BNI) também atuou na orientação dos membros sobre a utilização do acesso remoto ao Sistema BNI. Vale ressaltar que, antes da pandemia, essas capacitações eram realizadas de forma presencial.

Aplicação – O Inep aplicará o Enade 2021 em 14 de novembro. Estima-se que o ciclo avaliativo do ano II terá a participação de cerca de 470 mil estudantes concluintes. A decisão de realizar o exame em 2021 foi tomada após o Instituto realizar estudos técnicos sobre a aplicação do Enade, frente aos desafios impostos pela atual crise sanitária.

Cabe lembrar que a aplicação do Enade para o ciclo avaliativo do ano II, prevista para 2020, foi adiada para 2021, por meio da Resolução n.º 1/2020 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), em decorrência das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, que impactou o cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o País. 

Enade – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sinaes e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário socioeconômico e avaliativo, preenchido pelo estudante. É importante destacar que quem falta à prova ou não preenche o questionário não pode colar grau.

A inscrição no Enade é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Os ingressantes habilitados inscritos são dispensados da participação no exame, mas precisam ser inscritos pelas instituições dentro do prazo divulgado. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do exame, fazendo a prova e respondendo ao Questionário de Estudante.

Confira o edital do Enade 2021

Acesso o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

Comissão de Educação avalia funcionamento de gabinetes de enfrentamento à pandemia

30/07/2021 07:40

Sancionada suspensão das metas de entidades com o SUS até o fim deste ano

30/07/2021 07:36

'Apagão no CNPq reflete o desinvestimento na pesquisa', diz Tabata Amaral

30/07/2021 07:25

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.