CLIPPING

Enare está com inscrições abertas para mais de 4 mil vagas

20/09/2022 10:03

São oportunidades para programas de Residência Médica, Residência Uniprofissional e Multiprofissional em 92 instituições do Brasil



Foto ilustrativa: RODNAE Productions - pexels.com

Estão abertas as inscrições para a edição 2022/2023 do Enare (Exame Nacional de Residência), promovido pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Instituto AOCP – organizadora da seleção. São mais de 4 mil vagas de Residência Médica, Residência Uniprofissional ou Multiprofissional (demais profissionais da saúde) em 92 instituições de todo o país e bolsas que passam dos R$ 4.100 para os ingressantes.


Entre as profissões, estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina, Serviço Social, Odontologia e Medicina Veterinária. Trata-se de um treinamento qualificado, em uma estrutura teórica e prática que atende as mais variadas necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde). No fim, os residentes recebem o título de especialistas. Também nesse período, eles são remunerados com uma bolsa dos entes financiadores, pois a dedicação é integral.


Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de outubro pelo site. As provas ocorrerão em novembro, em 50 municípios, incluindo todas as capitais mais 23 cidades estratégicas no interior dos estados.


Vantagens


O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as entidades participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor, data única para as provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo.


Enem da Residência


O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.


Sobre a organizadora


O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades e projetos sociais por meio do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.


Enare


Site


Fonte: Metrópoles

Veja também

Cursos Novos: Novo prazo para envio da APCN, termina nesta segunda-feira 03 de outubro

03/10/2022 09:01

Confira resultado da lista de espera do ProUni 2022/2

03/10/2022 08:59

ENARE: Inscrições para o Exame Nacional de Residência terminam nesta segunda-feira (3)

03/10/2022 08:41

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.