03/09/2020 14:18
Para a divulgação do Censo da Educação Superior 2019, a Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC) procedeu à classificação de 2.835 novos cursos de graduação e sequenciais de formação específica na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais (Cine Brasil). O processo foi realizado em conjunto com a Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Cine Brasil tem o objetivo de oferecer dados estatísticos educacionais que possibilitem a realização de estudos e publicações comparáveis internacionalmente. A classificação é utilizada para a disseminação das estatísticas da educação superior; para a definição dos cursos a serem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); e também para a designação da comissão de avaliação in loco dos cursos de graduação.
No primeiro semestre de 2020, a CTCC atualizou a estrutura da classificação de outros 64 cursos, com a inclusão de dois novos rótulos, denominados “Gestão fiscal e tributária” e “Serviços jurídicos e cartoriais”. A atualização visa adequar e abranger cursos com o conteúdo temático predominante nas respectivas áreas.
A estrutura da Cine Brasil é formada por quatro níveis de classificação, sendo três níveis de áreas de formação (gerais, específicas e detalhadas) e um quarto nível, denominado “rótulo”, que constitui a menor unidade de agrupamento de cursos. Estes podem ter denominações distintas, mas apresentam conteúdos temáticos similares em relação aos componentes curriculares e ao perfil profissional, observando a diferença do grau acadêmico.
A classificação é uma adaptação do Inep sobre a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced F), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A classificação compreende 11 áreas gerais de formação que tomam como base as seguintes áreas de conhecimento: programas básicos; educação; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; negócios, administração e direito; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC); engenharia, produção e construção; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; e serviços.
Desde o dia 1º de junho, as próprias instituições estão procedendo à classificação dos novos cursos, ao cadastrá-los no e-MEC.
O Inep disponibiliza um manual que orienta detalhadamente o processo de classificação dos cursos de graduação e sequenciais pelas instituições de educação superior brasileiras conforme a Cine Brasil. Dúvidas podem ser tratadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 2022-3118/3128/3130.
Fonte: INEP
NOTÍCIAS
Educação e saúde podem perder recursos com vetos à LDO
11/08/2022 09:28
Quem pagou o Fies durante a pandemia pode ter direito a crédito, prevê projeto
11/08/2022 08:57
Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni
11/08/2022 08:44
Enade: Coordenador de curso pode inscrever estudante até 31/8
10/08/2022 14:50
Instituições de Ensino Superior reclamam de atraso na divulgação do PROUNI
10/08/2022 13:53
Prouni 2022: MEC divulga hoje resultado de bolsas para universidades
09/08/2022 09:21
Inscrições abertas para o Fies do segundo semestre
09/08/2022 09:09
Educação, Cultura e Esportes: Comissão debate revisão de diretrizes de cursos de Geografia
09/08/2022 09:04
Prouni 2022: MEC divulga terça-feira resultado de bolsas para universidades
08/08/2022 10:59
Novo calendário: Prazo da APCN é prorrogado para 30 de setembro
08/08/2022 09:59