22/01/2021 15:44
Para a seleção dos candidatos serão exigidas notas do Enem 2020
Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 3, que define o cronograma e procedimentos para a adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão é de 8 a 12 de fevereiro.
O edital destaca ainda que para a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do processo seletivo do Sisu para o 1º semestre de 2021, serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente à edição de 2020
Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano.
Adesão
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada uma das duas edições anuais do Sisu. Os candidatos são selecionados de acordo com a melhor classificação na edição mais recente do Enem.
O período de adesão ao Sisu é o momento no qual as instituições de educação superior podem reforçar o fortalecimento de políticas públicas de acesso à educação superior, como as desenvolvidas pela Secretaria de Educação Superior do MEC, participando ativamente delas.
É de exclusiva responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu. Após o período de adesão, as instituições terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC, exclusivamente, por meio do sistema de gestão do Sisu, no endereço eletrônico: http://sisugestao.mec.gov.br/, após efetuado o registro da devida assinatura eletrônica do Termo de Adesão.
O edital de adesão ao Sisu prevê ainda que seja disponibilizado pelas instituições o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.
Cabe às instituições de educação superior que aderirem ao Sisu divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas por elas ofertadas no âmbito do Sisu, conforme expressas em seus documentos de adesão, bem como editais próprios, quando couber, e a sistemática adotada para a convocação dos candidatos.
Confira o Edital nº 3, publicado nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União
Fonte: MEC
NOTÍCIAS
Piso para gastos em educação e saúde não é ideal, mas é muito pior não tê-lo, diz economista
25/02/2021 16:27
Votação de proposta que acaba com investimento mínimo em Educação e Saúde é adiada
25/02/2021 16:21
Projeto isenta de nova taxa em 2021 quem faltou ao Enem na pandemia
25/02/2021 16:13
Faculdades privadas estimam perda de 1 milhão de calouros
24/02/2021 16:08
Inep apresenta cronograma de trabalho ao CNE
24/02/2021 15:55
Frente parlamentar debate impacto da pandemia em Santas Casas e entidades filantrópicas
24/02/2021 15:50
Bolsas Capes: regras de titulação beneficiam mais de mil cursos
23/02/2021 16:10
Começa hoje reaplicação do Enem
23/02/2021 16:06
Bancadas de saúde e educação articulam para manter mínimo de recursos para as duas áreas
23/02/2021 16:04
Volta da mobilidade internacional no Capes está prevista para setembro
22/02/2021 15:59