CLIPPING

UCS: Espuma com grafeno pode ajudar a despoluir oceanos

23/07/2021 09:33

A pesquisa foi realizada por bolsistas da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias da UCS.

Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desenvolveram espumas de poliuretano (PU) revestidas com grafeno capazes de coletar substâncias oleosas dos oceanos. O produto, sustentável e reutilizável, promete ser uma alternativa eficaz para minimizar os desastres ambientais provocados por acidentes como derramamento de petróleo. 

O grafeno é uma das formas alotrópicas – fenômeno que ocorre quando um elemento químico origina duas ou mais substâncias simples diferentes entre si – do carbono, assim como o diamante, o carvão e o grafite. Ele é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente que o aço.

O produto possui diversas características, dentre elas a de ação hidrofóbica. Quando adicionado à espuma de poliuretano ele altera suas características superficiais. Isso faz com que  o material que, simultaneamente, absorveria água e óleo, se transforme em outro, que captará somente o óleo e repelirá a água.

A engenheira química, Bruna Rossi Fenner (CAPES/UCS) explica que “por ter um elevado volume de espaços vazios no seu interior e ser leve, a capacidade de sorção da espuma é elevada, podendo absorver uma quantidade superior aos sorventes convencionais”.

Bruna conta ainda que, a espuma com grafeno, após 100 ciclos de uso, tem perda mínima de capacidade de sorção e que o óleo coletado também poderá ser reutilizado. A pesquisa, apoiada pela CAPES, teve patente depositada e aprovada e agora aguarda a concessão.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (iStock.com/dehooks)
Imagem 1: Capacidade de sorção em meio heterogêneo (Foto: Arquivo Pessoal) 
Imagem 2:  Bruna Rossi Fenner, aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias - CAPES/UCS (Foto: Arquivo Pessoal) 
Imagem 3: Espuma revestida de grafeno em meio heterogêneo (Foto: Arquivo Pessoal) 
Imagem 4: A espuma com grafeno, após 100 ciclos de uso, tem perda mínima de capacidade de sorção (Foto: Arquivo Pessoal) 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Veja também

Educação, Cultura e Esportes: Comissão debate reserva de vagas na pós-graduação para alunos de escolas públicas

27/09/2021 09:25

Inep apresenta projetos a entidades da educação superior

27/09/2021 08:58

Inep e MEC lançam Anuário da Educação Profissional

27/09/2021 08:49

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.