NOTICIA

Censo da Educação Superior: cadastro de recenseadores vai até 31 de março

17/03/2021 16:05

Os recenseadores institucionais têm até o dia 31 de março para realizar o cadastro no novo sistema do Censo da Educação Superior, o Censup. Em função da reformulação do sistema para a edição de 2020 da pesquisa estatística, é necessário que todos se cadastrem, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019. O procedimento deve ser feito por meio da funcionalidade "Cadastre-se", logo na tela inicial do sistema.

Os recenseadores são os responsáveis por preencher os formulários eletrônicos do censo, além de verificar e corrigir inconsistências de dados, assim como apurar possíveis questionamentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a respeito das informações declaradas. Atualmente, 3.228 instituições de educação superior fazem parte da base do Censo.

Vale pontuar, no entanto, que as informações são exportadas do Sistema e-MEC, do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, desse universo de instituições, nem todas deverão participar do Censo 2020, já que o e-MEC conta, também, com novos estabelecimentos de educação superior. Ou seja, instituições que não chegaram a oferecer cursos em 2020.

Porém, a grande maioria deve responder aos questionários da pesquisa no novo Censup, que, até a última segunda-feira, 15 de março, registrou 2.066 (64%) recenseadores - número que corresponde, portanto, à quantidade de instituições aptas a preencher o censo de 2020.

Coleta e Módulos - O período de coleta do Censo começou em 1º de março e segue até 4 de junho. Até o momento, estão disponíveis os módulos Usuário, IES, além de Curso e Docente. Os próximos formulários serão liberados gradativamente, sempre com a apresentação de live um dia após a liberação. O objetivo da disponibilização anterior ao evento online é possibilitar que os recenseadores se familiarizem com o novo sistema. O módulo Aluno será liberado nesta quarta-feira, 17 de março.

Material de apoio - No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários. O instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Treinamento EAD – Todos os módulos estão disponíveis na plataforma Capacita Servidores, no Censup. A ferramenta foi criada pelo Inep com o objetivo de capacitar todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior. O treinamento online conta com uma parte específica voltada ao módulo Usuário.

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da Educação Superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas. 

Acesse o Sistema Censup

Veja a live sobre o módulo Usuário

Acesse os manuais de preenchimento

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: Inep

Plenário pode votar prorrogação de mudanças no calendário escolar nesta quinta-feira

16/09/2021 08:30

Nota Oficial da Presidência e do Conselho Superior da CAPES

16/09/2021 08:13

Chefe de gabinete do Inep é exonerado

16/09/2021 08:05

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.