NOTICIA

Ano I do 7º ciclo do Enade será em 2023

20/10/2021 07:30

Proposta foi apresentada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, às associações representativas da educação superior nesta última segunda (18), em reunião virtual.

A proposta de realização do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Enade em 2023 foi recebida com satisfação pelas entidades representativas. Crédito: Reprodução/ Inep.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, apresentou, nesta última segunda-feira, 18 de outubro, às associações representativas da educação superior a proposta de realização do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023. ­A avaliação estava prevista para ocorrer em 2022; contudo, em função da pandemia de covid-19, ela ocorreria simultaneamente ao encerramento do sexto ciclo avaliativo (ano III), conforme Portaria n.º 494, de 8 de julho de 2021.

A sugestão foi recebida com satisfação pelas entidades representativas, que apoiaram o Inep na separação das avaliações, sem acumular as áreas avaliadas de diferentes anos. A proposta de realizar a avaliação do sétimo ciclo surgiu após o Inep levantar os dados em relação à quantidade de áreas, de estudantes inscritos e de cursos a serem avaliados em 2022, conforme tabela abaixo, apresentada pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luis Filipe Grochocki:

 

Ano/Ciclo

Total de áreas

Total de cursos

Total de inscritos

Ano II/6º ciclo (2021 – edição em andamento)

30

8.009

492.459

Ano III/6º ciclo (2022)

25

12.827

524.302

Ano I/7º ciclo (2023)

30

11.925

313.130

 

De acordo com Dupas, membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) já haviam apresentado uma preocupação quanto à aplicação de dois ciclos avaliativos no mesmo ano. “Na época em que a Conaes apresentou a preocupação com relação à logística do exame, ponderei para tomarmos a decisão após levantarmos os números, de modo a decidirmos com um direcionamento mais assertivo”, esclareceu.

A realização da reunião foi uma solicitação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao presidente do Inep, no intuito de manter o diálogo e a transparência com as entidades representativas da educação superior, de modo a esclarecer a proposta e apresentar os números apurados pelo Instituo.

O próximo passo do Inep é encaminhar a proposta para a Conaes analisar e, em seguida, enviar ao ministro Milton Ribeiro para deliberação formal, por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União.

A presidente da Conaes, Ana Maria de Mattos Rettl, declarou satisfação com o resultado da reunião e o posicionamento das associações e entidades representativas. “A preocupação da comissão foi exatamente de não sobrecarregar as secretarias [municipal e estadual], mas sem prejuízo às instituições”, explicou. Mattos garantiu apresentar a proposta na próxima reunião da comissão, para decidir, junto às secretarias de Educação, sobre a avaliação do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Enade.

Também esteve presente na reunião a secretária substituta da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), Cristiane Dias Lepiane.

Enade 2021 – O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro e avaliará os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No que se refere a bacharelado, serão avaliados os concluintes e os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em termos de licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também farão parte da avaliação os cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.

Enade – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sinaes. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira o edital do Enade 2021

Acesso o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Grande Prêmio CAPES de Tese acontece dia 09 de dezembro

02/12/2021 09:50

Edital para adesão das instituições ao 1º processo seletivo do Fies de 2022 foi publicado ontem

02/12/2021 09:44

ENEM: Divulgados gabaritos e Cadernos de Questões

02/12/2021 09:38

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.