NOTICIA

Avaliação In loco: Inep capacita avaliadores dos cursos de direito

13/05/2022 07:38

Objetivo é habilitar avaliadores para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso. Formação ocorre de 11 de maio a 10 de junho


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quarta-feira, 11 de maio, a capacitação de 449 avaliadores de cursos de graduação em direito, do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). A formação continuada ocorrerá até 10 de junho e tem o objetivo de habilitar os profissionais para os três atos autorizativos: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso de graduação em direito. Dessa forma, os avaliadores adquirirão o duplo perfil avaliativo, que é quando há aptidão para avaliar atos de entrada (autorização de curso) e atos de permanência (reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso). A capacitação é realizada virtualmente, por meio da plataforma Moodle.

Dessa forma, os profissionais deixam de ser avaliadores específicos de um ato autorizativo e passam a ser avaliadores de curso de graduação. O conteúdo da capacitação tem como foco levar o avaliador a compreender o momento de cada avaliação, desde a entrada das instituições de ensino superior no sistema federal de ensino, passando pela autorização dos cursos de graduação, etapa que permite à instituição começar a ofertar o curso; o reconhecimento do curso, fase que autoriza a instituição a emitir diplomas aos graduados; até a renovação de reconhecimento do curso, uma avaliação periódica que visa conferir as condições que o curso tem sido oferecido, de modo a autorizar a continuidade da sua oferta pela instituição de educação superior.

A formação dos avaliadores de curso de graduação é realizada pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, responsável por convocar os profissionais para a capacitação e produzir o conteúdo do ambiente virtual — textos, mídias e atividades. A capacitação dos profissionais faz parte do processo de qualificação da base de avaliadores do Instituto.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

Saiba mais sobre a avaliação in loco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Ciência, Tecnologia e Comunicação: Comissão debate medida provisória que pode retirar recursos de pesquisa e inovação

24/05/2022 09:01

Plenário vota nesta terça, MP 1.090/2021, que trata da renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

24/05/2022 07:40

Servidores denunciam perseguição e pedem autonomia para IBGE, Inep e Ipea

24/05/2022 07:37

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.