20/07/2021 08:25
Modalidade virtual deu maior celeridade ao processo avaliativo dos cursos e representa mais de 80% das visitas externas. Dados são de abril a junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atingiu a marca de 1061 avaliações de cursos e instituições de educação superior. O número é referente às avaliações in loco presenciais e virtuais. A modalidade on-line representa 80,4% das avaliações externas, com 853 visitas virtuais, e 208 presenciais. Os dados são referentes ao período de 26 de abril a 19 de julho de 2021.
O alcance dessa marca é devido à implementação da modalidade virtual, que tem dado maior celeridade ao processo de avaliações in loco dos cursos e das instituições de educação superior. O novo formato ainda não atende a todos os cursos, mantendo o modelo de avaliação presencial para medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.
As avaliações on-line têm duração mínima de dois dias para avaliar os cursos e três dias para avaliação institucional. Durante as visitas virtuais, realizadas por videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams, os avaliadores analisam documentos e entrevistam representantes institucionais e docentes, além de realizarem a avaliação das instalações físicas da instituição. Também são vistoriados os sistemas de informática utilizados, tal qual a avaliação presencial in loco. Nesse caso, apenas entrevistas e depoimentos sigilosos não podem ser registrados. Os demais procedimentos são gravados para maior transparência dos processos. Após as visitas on-line, os avaliadores têm até cinco dias para a finalização do relatório.
A avaliação externa virtual in loco não mudou a metodologia da avaliação presencial, mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. O que a difere da modalidade presencial é a utilização da tecnologia, com uso de imagens ao vivo, no processo.
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.
NOTÍCIAS
Inep pede informações sobre servidores do órgão, e associação vê assédio
01/07/2022 09:42
Mais Médicos: reitores contestam exigência de chamamento público para abertura de cursos de Medicina
01/07/2022 08:41
Avaliação in loco: Lançado Painel de BI da CTAA
01/07/2022 07:34
Lançado Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento do PNE
30/06/2022 11:31
Enade 2022 será aplicado no dia 27 de novembro
30/06/2022 11:17
Instituída norma de precedência de informações educacionais
30/06/2022 09:59
CE analisa adesão ao Prouni de instituições estaduais e municipais não gratuitas
28/06/2022 08:36
CAPES nomeia comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação
28/06/2022 08:15
Publicado edital do Enade 2022
28/06/2022 08:11
Enade 2022 será aplicado em 27 de novembro; veja lista de cursos que serão avaliados
27/06/2022 10:53