NOTICIA

CAPES apoia a pós-graduação no Brasil e no mundo

29/04/2021 13:13

Fundação investe na formação de professores da Educação Básica


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), autarquia do Ministério da Educação (MEC), trabalha para o crescimento da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) brasileira e, desde 2007, estimula  e financia a formação - inicial e continuada - de professores para a educação básica.  Hoje,  suas ações de qualificação profissional transcendem fronteiras e alcançam o exterior.

Importante parceira da comunidade universitária, a CAPES trabalha continuamente na manutenção de  padrões de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. São 99 mil estudantes atendidos na pós-graduação stricto sensu, no Brasil e no exterior, e 60 mil bolsas para alunos de licenciatura, em programas destinados à formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Para além do Brasil, a Fundação mantém 73 acordos de cooperação com 36 países e executa o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), que financia 2.159 projetos de 36 instituições de ensino superior brasileiras. A Agência também é responsável pela avaliação de mais de 6 mil cursos de pós-graduação stricto sensu de 460 instituições.

Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES,  “a educação é a base de uma sociedade livre, justa e solidária. A qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a formação de pessoal altamente qualificado – mestres, doutores e professores – são as principais missões da CAPES na concretização da educação”.

A Fundação é responsável por grande parte dos êxitos alcançados pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem. A CAPES também carrega em seu currículo iniciativas como o Plano de Dados Abertos (PDA), o Plano de Integração do Portal de Serviços à Plataforma de Cidadania Digital e ainda o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Além disso, tem sob sua responsabilidade o Portal de Periódicos – maior base de apoio à pesquisa no Brasil – que completou 20 anos em 2020 e atende seis milhões de pessoas de 436 instituições de ensino e pesquisa em todo o País.

Além da manutenção das ações voltadas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação, a CAPES também cria e administra estratégias que estimulam a formação de pessoal  e o desenvolvimento de pesquisas. Como exemplos temos o Programa de Combate a Epidemias, que incentiva estudos voltados à prevenção e ao enfrentamento à COVID-19 e outras doenças epidemiológicas, e os Programas Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), destinados a aumentar a qualidade dos cursos nos estados e incentivar a formação e pesquisa nas regiões da  Amazônia Legal e do Semiárido.

Sobre o dia da Educação

Em 2000, durante o encerramento do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, 28 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Educação. O evento, que teve representantes de 164 países, entre os quais o Brasil,  estabeleceu o compromisso das nações em levar educação a todas as crianças e jovens do mundo. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: CCS/CAPES

Últimos dias para inscrições no Prêmio CAPES de Tese 2021

06/05/2021 10:39

Saúde lança uma das maiores pesquisas de prevalência da Covid-19

06/05/2021 10:37

Relatório de Atividades aponta ações do MEC e suas vinculadas em resposta à pandemia de Covid-19

06/05/2021 10:34

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.