NOTICIA

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Live orienta recenseadores sobre novos módulos

24/05/2021 11:01

Encontro virtual realizado nesta sexta-feira, 21, teve participação do presidente e diretores do Inep. Foram apresentados os módulos Migração e Relatórios


ais uma live do Censo da Educação Superior 2020 foi realizada nesta sexta-feira, 21 de maio, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube. O quinto encontro virtual teve como tema os módulos Migração e Relatórios do Sistema Censup e reuniu cerca de 1000 recenseadores e auxiliares institucionais, representantes das instituições de educação superior e responsáveis pela declaração dos dados.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, fez a abertura da live. “Fiz questão de participar deste momento, para falar diretamente com vocês. Conheço de perto o valor das evidências do Censo da Educação Superior. Como gestor e professor de instituição de educação superior particular também sei o tempo e a dedicação que essa pesquisa exige das instituições”, contou o presidente, que atua há mais de 20 anos na educação superior.

O diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno, também acompanhou a live e reforçou a importância da experiência, ancorada na confiança e na parceria, entre o Inep e as instituições. “Os recenseadores e auxiliares institucionais são parceiros do Inep em sua missão estratégica de realizar o Censo da Educação Superior. É um consenso a importância das estatísticas educacionais e em um ano de pandemia essas informações têm importância ainda maior”, reforçou. O novo diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações do Inep, Daniel Miranda Pontes Rogerio, que assumiu a reformulação do sistema Censup, também falou aos participantes.

Migração – Os técnicos do Inep apresentaram os novos módulos e orientaram sobre o preenchimento dos formulários de Migração de dados e Relatórios. As instituições de educação superior têm liberdade para realizar o preenchimento do Censo por importação de dados (migração) ou por preenchimento on-line na plataforma do Censup. A utilização do módulo Migração, portanto, não é obrigatória. O sistema possibilita a importação de quatro tipos de arquivos: curso, aluno, docente e laboratório. O Recenseador Institucional pode também optar por preencher o Censo, utilizando-se dos dois recursos, como por exemplo, preencher os dados de cursos no sistema on-line e importar apenas os dados de alunos, docentes e laboratórios. A definição do formato considera, principalmente, o tamanho da instituição e o volume de estudantes que precisa declarar ao Censo.

Relatórios – Já estão disponíveis para as instituições um conjunto de relatórios desenvolvidos pelo Inep para fornecer as variáveis coletadas no Censo, além de algumas variáveis do cadastro e-MEC. Os relatórios também visam apresentar todos os registros das instituições, atualizados ou não. Para compreender os relatórios detalhados é preciso consultar o dicionário de variáveis, que contém a descrição das variáveis de cada relatório.

Incialmente os relatórios foram disponibilizados apenas para os recenseadores, mas para atender pedidos dos auxiliares institucionais o Inep criou uma nova regra no sistema. Para fazer download de um relatório, o auxiliar deve ter a situação desbloqueada na instituição e estar habilitado para consultar ou editar as informações de determinado módulo. O Inep ainda vai entregar os relatórios detalhado de aluno e série histórica, a funcionalidade de verificação de erros e fechamento. Os envolvidos no Censo podem, inclusive, sugerir novos tipos de relatórios ou novas funcionalidades.

Novidades – No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações. Uma novidade é um manual extra, para as instituições que tiveram atraso no calendário acadêmico e o ano letivo afetado, com aulas perdurando até 2021. Também foi disponibilizada a cartilha de orientações e o mapeamento dos fluxos do processo censitário, que facilita o entendimento de algumas etapas.

Orientações – A Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior chamou atenção para o novo cronograma da pesquisa, formalizado por meio da Portaria nº 197, de 10 de maio, que propõe novos prazos para a coleta e para as demais fases do Censo. O treinamento EaD, na plataforma Capacita Servidores, também ficará disponível até 16 de julho. Com 20 horas de duração, envolve questões conceituais e definições importantes para a declaração dos dados. A plataforma é uma ferramenta para capacitação a distância de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior. Todos os canais de atendimento da área estão disponíveis para os recenseadores e auxiliares.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. 

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o Censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Confira a live completa

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: INEP


Livro apresenta a história de Aldo Vannucchi

21/06/2021 08:47

Audiência debate papel da educação, pesquisa e checagem no combate à desinformação

21/06/2021 08:32

Inep e FNDE dialogam sobre o Plano Nacional de Educação

21/06/2021 08:15

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.