NOTICIA

Cine Brasil é tema de live do Censo Superior

29/04/2022 07:40

Conceitos e procedimentos da classificação de cursos foram apresentados em evento nesta quinta (28). Lives de orientação do censo de 2021 seguem disponíveis

Em live do Censo da Educação Superior 2021, foram abordados os conceitos e procedimentos da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil). Crédito: Reprodução

AClassificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil) foi o tema da sexta live do Censo da Educação Superior 2021, realizada nesta quinta-feira, 28 de abril. Durante o evento on-line, foi apresentado um panorama geral sobre a Cine Brasil, que abordou tanto a sua metodologia quanto a Portaria n.º 1.715/2019, que a instituiu. Também foram abordados temas como os cuidados com os projetos pedagógicos de cursos, para fins de análise da classificação, além das aplicações nas estatísticas (nacionais e internacionais), no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e na designação das comissões de Avaliação in loco. O fluxo de classificação no Cadastro e-MEC também foi detalhado.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, o encontro foi fundamental para “refletir, juntos aos recenseadores e procuradores institucionais, além dos coordenadores de cursos, sobre a metodologia da classificação, que permite o agrupamento de cursos de educação superior segundo a semelhança de conteúdo temático”, afirmou. “A inclusão desse tema no cronograma de eventos virtuais da educação superior foi um pedido pessoal meu, por entender a importância de tratarmos sobre a classificação de cursos diretamente com os envolvidos nesse processo”, disse Dupas, que chamou a atenção, ainda, para a importância da Cine Brasil, como “uma ferramenta fundamental na comparação dos dados dos cursos e na análise das estatísticas educacionais, tanto no cenário nacional quanto internacional”.

O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, comentou as diferentes aplicações e as utilidades da Cine Brasil. “Ela passa a ser uma referência de classificação internacional, permitindo a análise entre países, por exemplo. Se imaginarmos um país como o nosso, com mais de 40 mil cursos, o agrupamento a partir de similaridades torna-se uma exigência no tratamento estatístico das informações produzidas no âmbito de uma pesquisa como o Censo da Educação Superior”, analisou Moreno. “Então, a tabela passa a ter um uso prático no nosso cotidiano. O desafio, agora, é mantê-la atualizada, para que os cursos possam ser bem representados nessa classificação. Isso vai exigir uma estreita articulação entre as equipes do Inep, do Ministério da Educação (MEC) e as próprias instituições, para que esse trabalho possa ser desenvolvido ao longo dos próximos anos”, complementou.

Materiais de apoio – No portal do Inep, os recenseadores, procuradores institucionais e coordenadores de cursos podem encontrar materiais de apoio a respeito dos conceitos e dos procedimentos, como o Manual da Cine Brasil, a tabela com a estrutura dessa classificação, bem como todas as informações sobre a Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC).

Lives – As transmissões das lives de orientação tiveram início durante a coleta do Censo da Educação Superior 2020, com importância fundamental para a conclusão da pesquisa. Na edição de 2021, os encontros virtuais seguem sendo utilizados para otimizar os processos do levantamento estatístico. O evento desta quinta-feira (28) foi o sexto de uma série de encontros on-line com temas específicos, realizados para orientar os envolvidos na coleta dos dados. O Inep transmite as lives pelo canal da Autarquia no YouTube, no qual os interessados podem encontrar todos os encontros já realizados.

Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do País. Ela é utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do Cadastro e-MEC.

É baseada na International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (ISCED-F), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), composta por quatro níveis de classificação. A metodologia permite o agrupamento de cursos de educação superior segundo a semelhança de conteúdo temático, princípio básico do processo de classificação.

Aplicada a todas as instituições de educação superior do País que ofertam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica, a Cine Brasil é elemento constituinte do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições da Educação Superior (Cadastro e-MEC), sendo utilizada como referência para a classificação oficial dos cursos no Censo da Educação Superior. Sua adoção permite a compilação, a análise das estatísticas educacionais e a comparação dos dados dos cursos no cenário nacional e internacional.

Confira a live

Acesse o Sistema Censup

Acesse os materiais de apoio sobre a Cine Brasil

Saiba mais sobre a Cine Brasil

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Senado analisa uso de recursos da saúde para custear piso da enfermagem

04/10/2022 09:33

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

04/10/2022 09:21

Congresso terá 8 membros na bancada da educação e da ciência

04/10/2022 08:48

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.