NOTICIA

Comissão formula relatório final do Plano Nacional de Pós-Graduação

02/07/2021 08:48

Reunião ocorreu nesta última quarta-feira, 30 de junho, na sede da CAPES, em Brasília; documento define diretrizes para a pós-graduação.

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 realizou seu primeiro encontro semipresencial durante a pandemia, nesta quarta-feira, 30 de junho, na sede da CAPES, em Brasília. A reunião serviu para debater a montagem do relatório final do colegiado.

O documento traça um cenário da pós-graduação brasileira e estabelece medidas para o próximo Plano. Entre outros temas, reflete-se sobre avaliação da pós-graduação, relação entre pós-graduação e educação básica, assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), fomento e internacionalização.

Foi a primeira vez que a comissão, responsável por definir diretrizes, estratégias e metas para as políticas de pesquisa e pós-graduação do País, recebeu um ministro da Educação. “Minha presença aqui é uma palavra de reconhecimento e de gratidão aos senhores, que ajudam a construir os grandes alicerces da educação brasileira”, disse Milton Ribeiro. Joaquim José Soares Neto, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), também participou do encontro.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, destacou o papel do colegiado. “Nós temos, nesta comissão, a formulação de políticas públicas em prol da pós-graduação”, disse. “Com o relatório, temos um diagnóstico, que nos permite projetar e atuar pela expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação”, continuou.

O PNPG é a política pública de maior prazo que envolve a CAPES. A Fundação tem por objetivo manter, pensar e estruturar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), e o Plano Nacional de Pós-Graduação é o documento que norteia cada década desse trabalho.

Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da comissão, observou a longevidade e continuidade das atividades desenvolvidas pelo colegiado. “São dez anos de trabalho. Passamos por diversos presidentes da República, ministros da Educação, presidentes da CAPES, trabalhando em prol do Sistema Nacional de Pós-Graduação”, disse.

Além de Audy compõem a comissão Adalberto Val, vice-presidente do Colegiado, Carlos Eduardo Pereira, Guilherme Ary Plonksi, José Fernandes de Lima, Lúcia Galvão de Albuquerque, Luiz Roberto Liza Curi, Márcio de Castro Silva Filho, Nei Soma, Rui Otávio Andrade, Santuza Teixeira e Adalberto Grassi.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem do prédio sede da CAPES (Foto: CCS/CAPES) 
Imagem 1: Milton Ribeiro e Cláudia de Toledo (ambos ao centro) com integrantes da comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES) 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Ministro da Educação reforça defesa de ensino técnico e nega ser elitista

17/09/2021 08:06

Parlamentares fazem visita técnica ao Inep

17/09/2021 07:50

Senado aprova prorrogação de mudanças no calendário escolar até o fim de 2021

17/09/2021 07:46

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.