NOTICIA

Comissão Senado do Futuro debate perspectivas da educação profissional

01/07/2021 07:54


Requerimento do senador Izalci Lucas para realização do debate destacou a insuficiência de políticas para priorizar a formação técnico-profissional no ensino médio. Reunião será nesta sexta, às 10h.


A educação profissional no país será tema de debate da Comissão Senado do Futuro (CSF), nesta sexta-feira (2). A audiência pública e interativa foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e será transmitida a partir das 10h. 


Estarão presentes a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marilza Regattieri; o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi;6 e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Alex Fiúza de Mello. 


No requerimento para a realização do debate, Izalci Lucas destacou a insuficiência de políticas para priorizar a formação técnico-profissional no ensino médio. De acordo com ele, além de debater o tema, a audiência servirá para avaliar experiências bem sucedidas e estimular a adoção de novas políticas públicas. 


“A reduzida proporção desta oferta de educação básica com terminalidade profissional reduz as alternativas de inserção dos jovens em ocupações que exigem tal qualificação, restringindo o seu acesso aos empregos com menor remuneração e alimentando o ciclo de exclusão social”, afirma. 


Segundo relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quarta-feira (30), o atual ensino médio tem uma “ gama limitada de itinerários educacionais” e “escassez de cursos pós-secundários”, o que pode desmotivar os alunos. O estudo defende a reforma do ensino médio, que “ visa garantir que os indivíduos ingressem no mercado de trabalho com um conjunto mais amplo de habilidades práticas e profissionais para atender às necessidades do mercado e da economia”. 


Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.


Fonte: Agência Senado

Inep pede informações sobre servidores do órgão, e associação vê assédio

01/07/2022 09:42

Mais Médicos: reitores contestam exigência de chamamento público para abertura de cursos de Medicina

01/07/2022 08:41

Avaliação in loco: Lançado Painel de BI da CTAA

01/07/2022 07:34

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.