NOTICIA

Curso orienta representantes institucionais para o Enade

22/07/2021 08:20

Capacitação apresenta aspectos conceituais e operacionais do exame, além de auxiliar os representantes no preenchimento e no acompanhamento do Sistema Enade.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta última terça-feira, 20 de julho, o curso “Enade 2021 – Aspectos conceituais e operacionais” para os procuradores institucionais, coordenadores de curso e outros profissionais da educação superior responsáveis por acompanhar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O conteúdo foi desenvolvido pelo Inep, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). 

O objetivo principal é orientar os profissionais da educação superior a atuarem nas suas instituições como disseminadores do exame enquanto política educacional, bem como registrar e acompanhar, no Sistema Enade, processos como o enquadramento de cursos, a inscrição e a regularização de estudantes. Serão apresentados os principais conceitos da avaliação da educação superior, a importância dos instrumentos avaliativos e como cada instituição pode aproveitar os diferentes resultados e devolutivas do exame.

Para ter acesso à capacitação, é necessário que os coordenadores de curso, procuradores institucionais e demais profissionais vinculados à educação superior realizem suas inscrições. A capacitação é gratuita e será oferecida na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, e disponibilização de 10 mil vagas. Os concluintes terão direito à declaração de comparecimento. 

O treinamento está estruturado em três módulos: “Contextualização do Enade”, “Aspectos operacionais do Enade” e “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior”, nessa ordem. Já estão disponíveis os acessos ao conteúdo dos módulos 1 e 2. O primeiro é dividido em duas seções, que tratam dos temas “A avaliação da educação superior no Brasil” e “O Enade no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”. O segundo módulo tem três seções: “Instrumentos e ciclos avaliativos”, “Enquadramento de curso e inscrição do estudante” e “Regularidade e regularização do estudante”. 

O terceiro módulo – “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior” – será disponibilizado pelo Inep a partir da segunda quinzena de agosto. Nessa etapa serão apresentados os seguintes temas: “Disseminação dos resultados do Enade” e “Indicadores de Qualidade da Educação Superior”.

Aplicação – O Inep aplicará o Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os estudantes concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sinaes.

Enquadramento automático – A novidade do Enade 2021 é o enquadramento automático dos cursos de acordo com a Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), realizado pelo Inep. Esse procedimento pode ser verificado pelos procuradores educacionais institucionais até 8 de agosto. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

Inscrição – O Sistema Enade está disponível para os coordenadores de curso realizarem a inscrição dos estudantes habilitados para o exame até o dia 8 de agosto. As inscrições que precisarem de retificação poderão ser corrigidas no período de 9 a 29 de agosto.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social pode fazer a solicitação entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

Inscreva-se para a capacitação

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Comissão de Educação avalia funcionamento de gabinetes de enfrentamento à pandemia

30/07/2021 07:40

Sancionada suspensão das metas de entidades com o SUS até o fim deste ano

30/07/2021 07:36

'Apagão no CNPq reflete o desinvestimento na pesquisa', diz Tabata Amaral

30/07/2021 07:25

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.