NOTICIA

Educação, Cultura e Esportes: Comissão debate situação institucional do Inep e a aplicação do Enem

26/11/2021 09:14

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Educação - geral - Edifício sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
No início do mês, 37 servidores pediram exoneração de seus cargos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (30) para discutir a situação institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O debate atende a requerimentos da presidente do colegiado, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), e dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Professora Rosa Neide (PT-MT). Eles querem esclarecimento sobre as denúncias de assédio e as exonerações ocorridas no Inep, e os reflexos dessa situação na aplicação das provas do Enem (21 e 28 de novembro) para mais de 3 milhões de estudantes.


No início de novembro, 37 servidores pediram exoneração de seus cargos em comissão no Inep, alegando fragilidade técnica e administrativa na gestão e inaptidão do presidente do órgão, Danilo Dupas. Também foram relatados casos de assédio moral por parte dele.


"A audiência pública ora proposta tem a finalidade de esclarecer os parlamentares e a sociedade sobre os principais pontos que envolvem o Enem 2021 diante desses fatos tão relevantes no momento que antecede o exame de maior abrangência da educação brasileira", diz Professor Israel Batista.


No dia 17 de novembro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, compareceu à reunião da Comissão de Educação e negou interferência do governo nas provas do Enem. No mesmo dia, a Professora Dorinha Seabra Rezende criou um Grupo de Trabalho, coordenado pela Professora Rosa Neide, para acompanhar a realização das provas do Enem e a crise pela qual passa o Inep.


Convidados

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:

- o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro;

- o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David;

- o presidente da Associação de Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Assinep), Alexandre Retamal; e

- o servidor do Inep Alexandre Santos.

Confira a lista completa de convidados.


A audiência será interativa e está marcada para as 10 horas, no plenário 8. Os interessados poderão acompanhar pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos participantes.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Educação e saúde podem perder recursos com vetos à LDO

11/08/2022 09:28

Quem pagou o Fies durante a pandemia pode ter direito a crédito, prevê projeto

11/08/2022 08:57

Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni

11/08/2022 08:44

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.