NOTICIA

ENADE: Definidas as diretrizes de prova das áreas avaliadas

26/08/2021 07:22

Exame será aplicado, no dia 14 de novembro, aos concluintes de 30 cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Enade 2021


OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu, em 30 portarias divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) desta  última terça-feira, 24 de agosto, as diretrizes de prova e os componentes específicos de cada área que será avaliada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Ao todo, serão avaliados 30 cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame. Também foi publicada a Portaria n.º 386/2021, que trata dos componentes gerais, comuns a todas as áreas que serão avaliadas.

Na prova, o estudante concluinte terá quatro horas para resolver questões de formação geral e do componente específico do curso. A prova referente à formação geral terá 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha. Já a de componente específico de cada área contará com 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha. Nas duas situações, as provas de múltipla escolha envolverão situações-problema e estudos de caso.

Os normativos publicados hoje foram elaborados com base nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em dispositivos normativos e legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes às áreas de avaliação. Em síntese, as diretrizes apresentam as características do perfil do concluinte que o exame avaliará, bem como as competências desenvolvidas durante o curso e os conteúdos que serão cobrados no exame.

As diretrizes de prova são documentos importantes para que as instituições de educação superior possam conferir o correto enquadramento de seus cursos no Enade 2021. O enquadramento de curso é o processo pelo qual cada curso é vinculado à respectiva área de avaliação do exame, correlacionada a seu projeto pedagógico e a seu rótulo na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil) 2018, com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Inep.

Aplicação – O exame será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Enade. A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova. 

No grau acadêmico bacharelado, o exame avaliará, por meio do desempenho dos estudantes, os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. 

Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computadores.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.







Educação, Cultura e Esportes: Comissão debate reserva de vagas na pós-graduação para alunos de escolas públicas

27/09/2021 09:25

Inep apresenta projetos a entidades da educação superior

27/09/2021 08:58

Inep e MEC lançam Anuário da Educação Profissional

27/09/2021 08:49

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.