NOTICIA

ENEM: Saiba como criar login único e recuperar a senha

12/07/2021 07:16

Cadastro é necessário para acessar a Página do Participante, acompanhar as inscrições e os resultados do Enem 2021. Inscrições vão até o dia 14 de julho.


Todos os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 precisam ter login único de acesso aos serviços do Governo Federal. Quem não tem deve acessar o endereço eletrônico acesso.gov.br e se cadastrar. As inscrições para o exame podem ser realizadas até as 23h59 do dia 14 de julho.

A senha de acesso será necessária para acompanhar a inscrição na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, bem como para consultar o local de provas e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição. Ela também será utilizada para conferir resultados individuais e para inscrição em programas de acesso à educação superior, de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Cadastro – Para ter o login único, é necessário acessar o portal acesso.gov.br e clicar no botão “Criar sua conta gov.br”. Em seguida, o sistema abrirá uma caixa para indicar a opção de cadastro, conforme imagem abaixo. 

Enem Imagem 1

Na próxima tela, após concordar com o termo de uso, o participante deve clicar em “Avançar” e preencher os campos com as informações solicitadas nas abas: “Dados cadastrais”, “Habilitar cadastro” e “Cadastrar senha”. Com a criação da senha, é só clicar no botão “Concluir”. Vale lembrar que a senha deve ser anotada em local seguro ou memorizada para conferir as demais informações sobre o exame. 

Enem imagem 2

Recuperar senha – Caso o participante já tenha o cadastro único, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta acessar o sistema do Governo Federal, informar o número do CPF e clicar em “Avançar”. 

Enem imagem 3 

Na próxima tela, o participante deve selecionar a opção “Esqueci minha senha”. 

Enem imagem 4 

Em seguida, aparecerá um desafio para provar que o participante não é um robô. Após resolvê-lo, ficarão disponíveis as seguintes opções para envio do código de verificação de recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou mensagem de texto (SMS). Após selecionar a opção desejada para recuperação de senha, clicar em “Avançar”. 

Enem imagem 5 

Uma nova tela será aberta para confirmação das imagens solicitadas. Depois, clicar em “Não sou um robô” e em “Enviar código de verificação”. 

Enem imagem 6 

O participante deve conferir o código no ambiente que selecionou, digitá-lo no campo indicado e, em seguida, apertar a tecla “Avançar”. 

Enem imagem 7 

Aparecerá a tela de nova senha. Após criá-la, o participante deve repeti-la no campo indicado e apertar o botão “Concluir”. A senha deve ser anotada ou memorizada. 

Enem imagem 8 

Login único – O cadastro faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais de órgãos públicos da União, e está alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços oferecidos. O login único garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas. O usuário passa a ter uma forma única de acessar qualquer serviço federal.

Enem O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o portal gov.br

Acesse a Página do Participante

Confira o edital do Enem 2021 impresso

Confira o edital do Enem 2021 digital

Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras

Saiba mais sobre o Enem

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Ministro da Educação reforça defesa de ensino técnico e nega ser elitista

17/09/2021 08:06

Parlamentares fazem visita técnica ao Inep

17/09/2021 07:50

Senado aprova prorrogação de mudanças no calendário escolar até o fim de 2021

17/09/2021 07:46

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.