NOTICIA

Especialistas em EPT discutem importância da avaliação

14/05/2021 09:33

Live do Inep debateu experiência do Ceará na avaliação externa da educação profissional. Estudo busca mostrar como construir uma experiência avaliativa


"A avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT) é um campo em construção”. Essa é uma frase comumente ouvida durante as lives Quintas da EPT, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) semanalmente. Na transmissão desta quinta-feira, 13 de maio, a equipe do Instituto, juntamente com convidados, contribuiu para mais um passo dessa discussão, ao debater o artigo “Avaliação externa da educação profissional: a experiência do Spaece Técnico no Ceará”. O estudo apresenta as características gerais do programa de avaliação da EPT no estado do Ceará e revela a importância de avaliar os cursos da modalidade.

De acordo com um dos autores do artigo, Wagner Silveira Rezende, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), foram quatro anos de debate e preparação para chegar ao modelo piloto do Spaece Técnico, que leva esse nome em referência ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Segundo ele, o estudo tem o objetivo de mostrar como construir uma experiência avaliativa. “A expectativa é que essa experiência se torne referência para outras futuras”, declarou.

O debate também contou com a participação da diretora de Política e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marilza Regattieri, que frisou a importância da discussão para a compreensão do papel da EPT no âmbito da educação nacional. “Isso é um avanço, um passo necessário, porque a educação profissional está muito ligada apenas a cursos de formação profissional, oferecidos no escopo da educação básica”, explicou. 

Na ocasião, a diretora da Setec fez questão de parabenizar o presidente do Inep, Danilo Dupas, por realizar uma gestão empenhada em entender a importância da discussão. Para Marilza, esse é um debate com muitas lacunas e desafios, mas que o Instituto tem contribuído bastante para uma melhor compreensão. “É sempre importante frisar o lugar que a Quintas da EPT tem, e a Setec fica muito feliz por esse apoio qualificado que o Inep traz”, concluiu.

Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.

O tema da próxima live será “A evolução da avaliação institucional no Centro Paula Souza: do analógico ao digital — 20 anos do Sistema de Avaliação Institucional (SAI)”.

Assista à live

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e saúde podem perder recursos com vetos à LDO

11/08/2022 09:28

Quem pagou o Fies durante a pandemia pode ter direito a crédito, prevê projeto

11/08/2022 08:57

Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni

11/08/2022 08:44

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.