NOTICIA

Folha promove 2ª edição do seminário Universidade do Futuro

04/10/2021 09:41

Evento ao vivo debate desafios do ensino superior no pós-pandemia


Nos dias 4 e 5 de outubro, a Folha realizará a 2ª edição do seminário Universidade do Futuro. Serão dois painéis, com início às 15h, para discutir desafios e tendências do ensino superior nos próximos anos.


O enfrentamento ao coronavírus evidenciou a contribuição das universidades para o bem estar social. Pesquisas sobre a Covid-19 foram realizadas no âmbito acadêmico, hospitais universitários prestaram atendimento à comunidade, destacando a contribuição social das universidades.

SEMINARIOS FOLHA - Universidade do Futuro - A interdisciplinaridade nos currículos de universidades. Tela de filmadora mostra auditório da Folha de São Paulo
A primeira edição do seminário Universidade do Futuro, promovido pela Folha, com patrocínio da PUC São Paulo, aconteceu em junho de 2020. - Foto: Keiny Andrade - 9.jun.2020/Folhapress

Na segunda-feira (4), o evento irá debater estratégias para manter a relevância da universidade no pós-pandemia.

Já na terça-feira (5), o tema de discussão trata da adaptação do currículo universitário à tecnologia e às mudanças no ensino impostas pela pandemia. Como as rotinas de trabalho em home office, com horários flexíveis e uma relação mais distante com a chefia, além da popularização do ensino remoto.

O evento, com patrocínio da PUC-SP, será transmitido no site da Folha. O vídeo será disponibilizado nesta página em breve. O público pode enviar perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Universidade do Futuro - 2ª edição


MESA 1Pesquisa, tecnologia e inserção social: relevância das universidades para o desenvolvimento social, para além da pandemia

Horário: Segunda-feira, 4 de outubro, às 15h

ParticipantesGiorgio Romano Schutte, professor associado da Universidade Federal do ABC, Pedro Hallal, epidemiologista, colunista da Folha e professor na Universidade Federal de Pelotas, Angela Machado Rocha, professora do Instituto de Ciência e Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS-UFBA) e assessora da coordenação do Núcleo de Transferência de Tecnologia da UFBA e Maria Amália Pie Abib Andery, reitora da PUC-SP.


MESA 2: Formação de profissionais: como a universidade responderá às transformações do trabalho, da tecnologia e do conhecimento?

Horário: Terça-feira, 5 de outubro, às 15h

Participantes: Eduardo Migliano, co-fundador da 99jobs, comunidade colaborativa de carreira, Acácio Almeida, pró-reitor de assuntos comunitários e políticas afirmativas da Universidade Federal do ABC, Renato Janine Ribeiro, filósofo, ex-ministro da Educação do Brasil e presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Silvana Bahia, coordenadora da PretaLab, iniciativa de estímulo às mulheres negras na tecnologia,? e Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e pesquisador no NIC.br, núcleo de coordenação de iniciativas e serviços de internet no país.

2ª edição do seminário Universidade do Futuro


Fonte: Folha de S. Paulo


Inep pede informações sobre servidores do órgão, e associação vê assédio

01/07/2022 09:42

Mais Médicos: reitores contestam exigência de chamamento público para abertura de cursos de Medicina

01/07/2022 08:41

Avaliação in loco: Lançado Painel de BI da CTAA

01/07/2022 07:34

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.