NOTICIA

Inep realiza primeira reunião do Conselho Consultivo

28/06/2021 08:42

Primeira reunião ordinária contou com a presença dos novos membros do Conselho Consultivo para o período 2021-2025 e da alta gestão do Instituto

Interna 25-06.png

Transparência nos processos e desafios de gestão para os próximos anos. A importância do alinhamento desses objetivos com os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) norteou a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo, gestão 2021-2025, realizada nesta última sexta-feira, 25 de junho, por videoconferência. Na ocasião, além das atividades do Inep, foram apresentados os relatórios de gestão anual e de atividades de 2020, além da distribuição e da proposta orçamentária de 2021, bem como o cronograma de avaliações e exames aplicados pelo Instituto.

O presidente e os gestores das diretorias do Inep fizeram um balanço das ações desenvolvidas, que incluem desde a gestão de pessoas até a expectativa para os próximos trabalhos. Por meio da atuação das diretorias, o Instituto se destaca na aplicação de avaliações e exames educacionais; na elaboração de pesquisas estatísticas e indicadores educacionais; e na realização de estudos educacionais.

Danilo Dupas, presidente do Inep, destacou a importância da estrutura organizacional nas tomadas de decisões. “O Inep tem conduzido os seus servidores e colaboradores para viabilizar todo o cronograma deste ano, sempre com o objetivo de superar as metas e realizar a entrega de resultados”. Dupas também enfatizou os principais desafios a serem enfrentados pela gestão, como a necessidade de “diminuir consideravelmente os esforços na operação e buscar focar na elaboração de tecnologias que viabilizem análise com inteligência artificial e análise preditiva”.

Os membros do Conselho Consultivo reforçaram a importância de tornar a disseminação da informação mais eficiente, com a promoção de melhorias voltadas para a tecnologia da informação e a elaboração de ações que estejam alinhadas a meios sustentáveis. “O Inep está atento às mudanças necessárias. Acredito no cuidado com a tecnologia da informação, que é essencial para a modernização das avaliações e a aplicação dos exames”, ressaltou Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e membro nato do conselho.

Agenda Sobre o aspecto do clima organizacional, Danilo Dupas citou as medidas que já foram colocadas em prática no Instituto. “Abrimos um canal de comunicação direta com os servidores, o Fale com o Presidente, para mensurar esse clima organizacional em nosso ambiente”, afirmou o presidente. Para dar continuidade aos trabalhos do Conselho Consultivo, Dupas propôs, ainda, uma reunião extraordinária em agosto para discutir o planejamento estratégico da Autarquia.

Conselho Consultivo  O Conselho Consultivo é formado por nove membros, com quatro membros natos — o presidente do Inep, que o preside; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); e o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Compõem o conselho outros cinco membros designados, representantes da sociedade civil escolhidos entre profissionais de notório saber, e seus suplentes. As reuniões são feitas de forma ordinária, uma vez por semestre, ou quando convocadas, extraordinariamente, pelo presidente ou mediante requerimento aprovado por mais da metade de seus membros.

A gestão para o período 2021-2025 é representada pelos membros natos: Danilo Dupas, presidente do Inep; Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE; Vitor de Angelo, presidente do Consed; e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime; e pelos membros designados titulares: Edson Ricardo Barbero, Marcelo Bregagnoli, Matheus Coimbra Martins de Aguiar, Roque do Nascimento Albuquerque e Walter Eustáquio Ribeiro. Seus suplentes são André Dala Possa, Devanildo Damião da Silva, Edson Kenji Kondo, Marcelo Augusto Santos Turine e Roberto Brás Matos Macedo.

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Senado analisa uso de recursos da saúde para custear piso da enfermagem

04/10/2022 09:33

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

04/10/2022 09:21

Congresso terá 8 membros na bancada da educação e da ciência

04/10/2022 08:48

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.