NOTICIA

Nota Oficial: A Avaliação Quadrienal tem reconhecimento nacional e internacional

28/12/2021 07:56

Presidência da Fundação reafirma a disposição da continuidade do diálogo leal, aberto e transparente na construção e aperfeiçoamento do sistema nacional de pós-graduação.

O Brasil conquistou a 13ª colocação no ranking das nações produtoras de conhecimento científico, para o que contribuiu decisivamente a credibilidade da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação nacionais.

Nesse contexto, a Avaliação Quadrienal realizada pela CAPES, com a participação de toda a comunidade acadêmica e científica, tem reconhecimento nacional e internacional e foi retomada após a reconsideração da medida liminar de suspensão da Avaliação na Ação Civil Pública, em 2 de dezembro de 2021, como uma conquista coletiva envolvendo vários atores da academia.

A CAPES reitera o reconhecimento público da relevante contribuição dos coordenadores das áreas de avaliação, o que permitiu a retomada da Avaliação Quadrienal (2017-2020), e destaca a importância da recomposição do quadro de avaliadores na forma regulamentar, para que a atual Avaliação seja concluída, de acordo com os anseios de todo o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

No que tange à abertura do Sistema para propostas de cursos novos, por meio de APCN, é importante reafirmar o compromisso da CAPES de que a avaliação será realizada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) conforme estabelecido no Estatuto, assegurada sua competência decisória.

Esclarece-se ainda que, a respeito da entrevista publicada em veículo de grande circulação, a mesma teve por objetivo tornar clara a atuação da CAPES na defesa judicial da Avaliação Quadrienal, sem qualquer intenção de tecer críticas a quem quer seja. Ao contrário, as expressões que causaram desconforto tiveram o propósito de reconhecer a renúncia como ato de irresignação e protesto dos coordenadores de avaliação renunciantes face aos questionamentos direcionados à Avaliação Quadrienal na Ação Civil Pública.

Essas coordenações de Avaliação são titulares de todo o respeito desta presidência, que dedicou moção honrosa aos mesmos na abertura da 83ª reunião do Conselho Superior, do dia 20 de dezembro, com registro em ata.

Renova-se, nesta nota, a valorização do inestimável trabalho dos coordenadores das áreas, do qual o Sistema Nacional de Pós-Graduação depende para o seu adequado funcionamento vinculado aos critérios de qualidade e avaliação pelos pares.

Por fim, reafirma-se a disposição da presidência para a continuidade do diálogo leal, aberto e transparente na construção e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, conforme reunião realizada nesta data, com os representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Prédio sede da CAPES (Foto: CCS/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Diretor do Inep responsável por coordenar o Enem deixa o cargo

27/01/2022 10:15

ENADE: Aberto período de recurso aos pedidos de dispensa de prova

27/01/2022 10:05

Abertas as inscrições para bolsas de doutorado nos EUA

26/01/2022 10:37

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.