NOTICIA

Painéis Enem estão disponíveis

11/02/2022 07:42

Plataforma possibilita consulta de informações sobre o Enem e pode ser acessada pelo Inep Data, no portal do Instituto. Divulgação aconteceu em 9/2

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) disponibilizaram, nesta última quarta-feira, 9 de fevereiro, os Painéis Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A plataforma faz parte do Inep Data, formado por um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence), no portal do Instituto, que visa facilitar o acesso às informações produzidas pela Autarquia. A criação da ferramenta parte das ações que o Inep tem realizado em alusão aos 85 anos do Instituto, completados em 13 de janeiro.

Os Painéis Enem disponibilizam informações como as notas por área de conhecimento das escolas participantes do exame, desde as edições de 2010 a 2020, a Sinopse Estatística do Enem — composta pelo resumo das principais informações coletadas sobre os inscritos e da aplicação do exame — e o perfil dos participantes, formado por dados coletados a partir do questionário socioeconômico, respondido no momento da inscrição.

Lançamento – A cerimônia de lançamento dos Painéis Enem ocorreu nesta última quarta-feira, 9 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto. O evento teve transmissão, ao vivo, no canal do Inep no YouTube. Na ocasião, também foi lançado o selo e o carimbo em alusão aos 85 anos da Autarquia. Participaram da cerimônia o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Danilo Dupas, e o presidente dos Correios, delegado Floriano Peixoto Vieira Neto.

Durante o ano de 2022, o Inep realizará ações em celebração aos seus 85 anos, como a realização de palestras e a produção de painéis voltados à produção de dados e estatísticas para o desenvolvimento da educação brasileira. Também serão publicados, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), artigos e resenhas elaborados com base em dados do Instituto.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Acesse o painel do Enem

Saiba mais sobre o Inep Data

Saiba mais sobre o Enem

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Senado analisa uso de recursos da saúde para custear piso da enfermagem

04/10/2022 09:33

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

04/10/2022 09:21

Congresso terá 8 membros na bancada da educação e da ciência

04/10/2022 08:48

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.