26/04/2021 10:26
Encontro faz parte da agenda de união da pós-graduação promovida por Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação
Os presidentes da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 23 de abril. O encontro faz parte da agenda de união da pós-graduação que a titular da Fundação tem mantido nos seus primeiros dias à frente do cargo.
Cláudia de Toledo pontuou que as missões da CAPES e do CNPq tornam imprescindíveis uma atuação conjunta entre as duas agências. “A CAPES e o CNPq têm funções complementares e são de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa brasileira”, disse.
A CAPES é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O CNPq, por sua vez, integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ficando responsável por projetos de pesquisa. Ambos foram fundados em 1951.
Evaldo Vilela, presidente do CNPq, disse que o encontro serviu para alinhar as missões das agências de modo a que ambas possam colaborar em plataformas conjuntas. “Hoje a Sucupira conversa com o Lattes. O Lattes serve mais à CAPES do que servia antes, e isso é em benefício para o pesquisador. O diálogo entre CNPq e CAPES beneficia o pesquisador e as instituições de pós-graduação deste País”, afirmou.
A reunião também contou com a presença de dois integrantes do MCTI. São eles Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica, que observou que a “harmonização entre os dois ministérios (MEC e MCTI) é importante para o avanço da ciência e da tecnologia”, e Christiane Corrêa, secretária Nacional de Articulação e Promoção da Ciência.
Legenda da imagem
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES (3ª à dir.), reuniu-se pela primeira vez com Evaldo Vilela, presidente do CNPq (dir.) (Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: CCS/CAPES
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