20/11/2020 14:39
Conteúdo foi criado após escolas fecharem por causa da pandemia
Em tempo de pandemia, de escolas fechadas e de ensino remoto, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou o podcast para que conteúdos didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira continuem disponíveis para alunos do ensino infantil e do ensino fundamental (3 a 8 anos), professores e até familiares.
O material é gratuito, está disponível para todo o país e também pode ser veiculado livremente por emissoras de rádio, sejam públicas, comerciais ou comunitárias. Está disponível no YouTube, no Spotify e no próprio site da agência da ONU.
Até o final deste ano, 50 episódios contarão histórias, tocarão músicas e farão muitas brincadeiras para que crianças conheçam e possam expandir seus repertórios incluindo conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e a cultura africana.
Os conteúdos dos podcasts estão previstos nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil. Todo material “oportuniza o contato com outras narrativas não euro-centradas”, defende a educadora Mafuane Oliveira, uma das cinco roteiristas responsáveis pelo programa a respeito da cultura afro-brasileira.
Como explica Mafuane, o programa leva as crianças a aprenderem ludicamente a história e a cultura do Brasil no momento que iniciam a formação escolar e têm as primeiras vivências sociais fora dos grupos primários de referência, como a família. Nessa fase, “as crianças são como esponjas”, observam desigualdade racial no seu contexto e percebem a associação de papéis sociais e fenótipos.
Para a oficial de educação do Unicef, Julia Ribeiro, a educação pode contribuir para diminuir o racismo e fortalecer identidades. A audição de histórias sobre a cultura afro-brasileira “é uma oportunidade para as crianças negras se sentirem representadas e também para as crianças não negras verem seus colegas ocupando esse espaço.”
Julia assinala a importância do rádio no Brasil como meio de comunicação mais acessível à população e de fácil disseminação de conteúdos educativos. “O rádio é efetivamente o meio que vai chegar a todos, inclusive às crianças que estão mais distantes.”
Ela assinala que os programas são um recurso que poderá ser usado “por longo tempo”, por professores durante e depois da pandemia, mas também poderá ser apropriado pelas famílias. “O que a gente quer é que as crianças tenham acesso a um material de qualidade, que contribua para aprendizagem mais criativa.”
Além dos episódios sobre a cultura afro-brasileira, o Unicef produziu 96 programas voltados à alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e deverá finalizar ainda este ano 48 episódios sobre a cultura amazônica e os saberes da região, com histórias de indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Foto: Unicef
Fonte: Agência Brasil
NOTÍCIAS
Nova chefe da Capes motiva críticas de reitores, entidades científicas e até deputado evangélico
20/04/2021 13:43
Nova presidente da Capes admite cópia, mas nega plágio em dissertação
20/04/2021 13:36
Agenda "Todos pela Educação" foca nos efeitos da Covid
20/04/2021 13:29
Planos Decenais de Educação e o Plano de Ações Articuladas
19/04/2021 15:04
Classificação para ocupação de bolsas remanescentes do Prouni será por melhor nota no Enem
19/04/2021 14:28
Secretários de Educação pedem envolvimento de deputados em debates da Agenda de Aprendizagem
19/04/2021 14:26
Inep alerta sobre tentativa de golpe com nome do Instituto
16/04/2021 13:30
Deputados e secretários de Educação lançam agenda com temas prioritários para 2021-2022
16/04/2021 13:28
Cláudia Queda de Toledo assume a presidência da CAPES
16/04/2021 13:24
Câmara aprova prorrogação de 122 contratos da Educação e Saúde; acompanhe
15/04/2021 12:25