NOTICIA

URCAMP debate participação na Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias

14/07/2021 08:20


A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, recebeu representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), na segunda-feira, dia 12, para debater a Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias, que já foi inaugurada para entrar em funcionamento junto ao sistema Acafe.


Criada em 1974, para desenvolver o Ensino Superior em Santa Catarina, a Acafe reúne 15 instituições, sendo 10 universidades e cinco centros universitários. A associação busca uma parceria com o Comung, maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul, reunindo 14 instituições, para a Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias.


Durante a reunião, realizada na reitoria da Urcamp, em Bagé, o assessor institucional da Acafe, Adriano Rodrigues, acompanhado pela secretária executiva do Comung, Jaira Pupim, detalhou aspectos da Plataforma, ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Instituições de Ensino Superior (IES).


A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias atua com ações dinâmicas e colaborativas, organizadas a partir de demandas que necessitam da integração entre as IES. As demandas podem ser de natureza diversas, como Demandas Internas ao Sistema, identificadas pelas IES em conjunto com a gestão da plataforma, ou com Demandas Transversais prospectadas pela plataforma. As demandas podem ser do Setor Privado ou do Setor Público, bem como poderão ser próprias de cada IES.


O assessor institucional da Acafe explica que a Plataforma surgiu para unificar as ações do movimento comunitário, desenvolver projetos transversais entre as próprias IES e redefinir a missão das universidades comunitárias. “Não se discute o tamanho das universidades comunitárias e o que representam para uma cidade e para uma região. Tire a Urcamp por um dia de Bagé e vão ver o estrago que representa para a cidade. O que precisamos, de maneira geral, é dar novo significado ao movimento comunitário, mostrando o que fazemos e conectando a inovação com a educação”, pontua.


A assessora de Políticas Institucionais, Regionais e Comunitárias da Urcamp, Elisabeth Drumm, e o gerente de Campus e Inovação, Leandro Rocha Soares Pires, apresentaram, aos representantes da Acafe, ações inovadoras, desenvolvidas pelo centro universitário sediado em Bagé.


A reitora da Urcamp, que é primeira vice-presidente do Comung, destaca que a intenção de estabelecer um ambiente de trabalho conjunto, entre Acafe e Comung, potencializa a função social das instituições de ensino. “A plataforma reforça como nosso trabalho é importante para o desenvolvimento”, define Lia.


Fonte: Urcamp/ Por Redação JM

Educação e saúde podem perder recursos com vetos à LDO

11/08/2022 09:28

Quem pagou o Fies durante a pandemia pode ter direito a crédito, prevê projeto

11/08/2022 08:57

Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni

11/08/2022 08:44

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.