NOTICIA

WHEC2022 define um roteiro para o Ensino Superior para a próxima década

25/05/2022 10:43

A UNESCO apresentou um roteiro para a Educação Superior para a próxima década no encerramento da Conferência Mundial de Educação Superior de três dias (WHEC2022), que aconteceu em Barcelona, ??Espanha. Resulta de uma conversa global entre 1800 delegados de 130 países. O roteiro está aberto para melhorias e contribuições são incentivadas. O objetivo é ter uma versão final pronta a tempo da próxima reunião de coordenação do ODS4 em novembro, após um amplo processo consultivo. 

Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, explicou o conceito deste roteiro como um documento vivo que gera uma visão: “É um convite para continuar trocando e moldando ideias, adaptando-as a diferentes contextos, guiados por princípios éticos compartilhados. Estabelece indicadores para a co-criação de sistemas de ensino superior mais abertos, inclusivos, equitativos e colaborativos. Tal transformação implica uma mudança de mentalidade: privilegia a cooperação sobre a competição; diversidade sobre uniformidade; percursos de aprendizagem flexíveis em relação aos tradicionalmente estruturados; abertura sobre pontos de vista mais elitistas”.

Este roteiro incentiva os sistemas de ensino superior a construir pontes e promover parcerias que coloquem a sustentabilidade no centro e usem a tecnologia de forma inclusiva e criativa.

O documento é nutrido por extensa pesquisa e ampla consulta prévia em diversas áreas, norteada pelos 17 objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e pela iniciativa Futuros da Educação.

O ensino superior deve lidar com os desafios globais (pandemias, crise climática, polarização política, aumento das desigualdades) e sua dinâmica: expansão massiva, crescente mobilidade, financiamento e o papel da tecnologia.

Giannini mencionou que a mudança é urgente para fortalecer o impacto potencial de uma educação superior conectada, colaborativa, cooperativa e ágil. Uma transformação guiada por princípios: ES um bem público e parte integrante do direito à educação.

Como um imperativo de justiça social, o ensino superior precisa promover maior inclusão e diversidade. Também requer liberdade acadêmica e desenvolvimento de habilidades criativas para enfrentar os desafios globais para servir a sociedade.

Giannini aplaudiu a ratificação pela Suécia da Convenção Global sobre o Reconhecimento de Qualificações no Ensino Superior e apelou aos Estados-Membros para aderirem a este instrumento que apoia a qualidade, a inclusão e a cooperação.

“Esta é a chave para reimaginar nosso futuro junto com a educação no centro. Apelo à grande família de todas as partes interessadas do ensino superior aqui hoje para permanecerem a bordo… Em última análise, trata-se de fortalecer as condições para a paz que está sob grave ameaça hoje”, disse Giannini no evento de encerramento do WHEC2022.

De dentro para fora o WHEC2022

120 mesas redondas, eventos paralelos e workshops, 

86 palestras HED

5 atividades lideradas por jovens

Lançamento de importantes relatórios do Grupo de Especialistas em Universidades e Agenda 2030, GUNI, UNESCO IESALC

Algumas responsabilidade para com os alunos

- Cumprir o direito ao ensino superior e considerá-lo um bem público

- Mudar mentalidade: incluir e capacitar, não categorizar ou discriminar

- Educação superior aberta à sociedade: conectando, integrando diferentes sistemas de conhecimento em uma visão circular – do local ao global e vice-versa

- Fomentar uma nova ecologia de aprendizagem: ao longo da vida e colaborativa, colocando a ciência e a tecnologia ao serviço do bem-estar humano e planetário.

Fonte: Iesalc/ UNESCO

PÓS-GRADUAÇÃO: Iniciativa de consolidação de PPG recebe projetos até sexta

30/09/2022 10:05

Medicina: audiência pública irá discutir chamamento público para novos cursos

30/09/2022 10:03

APCN: Propostas de cursos novos serão recebidas até sexta-feira

30/09/2022 08:49

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

[email protected]

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.