O processo de formação de Redes é uma tendência em vários setores das atividades sociais e econômicas. Segundo o diagnóstico realizado pela ABRUC, sob assessoria da CEPLAN, a crescente internacionalização das estruturas ofertantes de serviços educacionais de nível superior, mostra que a formação de Rede se dá em escala mundial, a exemplo da Federação Internacional de Universidades Católicas – FIUC.
No Brasil, as Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, estão integradas em redes temáticas e geográficas. Além da ABRUC – que congrega, no âmbito nacional, as Comunitárias de todo o país, numa espécie de confederação, existem ainda a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.
Entre os objetivos centrais da ABRUC, figura o de incentivar a ampliação, a consolidação e a articulação de “Redes Regionais” de Comunitárias, valorizando a mobilidade de alunos, professores e pesquisadores e promovendo articulações.
O convívio e a ação conjunta com as redes regionais já existentes comprovam que não há sobreposição de poderes ou atribuições. Ao contrário, a convergência para interesses comuns contribui para o fortalecimento da causa comum, em que todos saem vitoriosos.
É o que tem ocorrido, por exemplo, no âmbito da Lei das Comunitárias. Desde a apresentação do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, a ABRUC e as Redes Regionais e Temáticas tiveram atuação conjunta pela sua aprovação, sem que houvesse o protagonismo de uma ou outra representação.
Além das duas Redes Regionais já consolidadas – ACAFE e COMUNG – a ABRUC trabalha na articulação para a multiplicação dessas entidades por todo o Brasil. É o que vem acontecendo em São Paulo, com a constituição da Rede Paulistas das Comunitárias e também no Nordeste, com a criação da Rede Nordeste. Já há pequenos embriões nas regiões Centro-Oeste e Norte.
A ABRUC tem trabalhado para incentivar e promover a formação dessas redes por entender que a partir da realidade local haverá debates mais articulados e maior penetração nas comunidades locais. Não se trata de um organismo estatutário, mas uma forma de articulação para que a ABRUC passe a ter mais capilaridade e represente com mais propriedade as ICES.
Redes
Iniciando N
Redes
Iniciando CO
Rede
Consolidada RS
COMUNG - Consórcio das Universidades
Comunitárias Gaúchas
Rede
Consolidada SC
ACAFE - Associação Catarinense
das Fundações Educacionais
Rede em formação SP
Redes paulistas de ICES
Rede em
formação NE
Redes nordestes de ICES
NOTÍCIAS
Nova chefe da Capes motiva críticas de reitores, entidades científicas e até deputado evangélico
20/04/2021 13:43
Nova presidente da Capes admite cópia, mas nega plágio em dissertação
20/04/2021 13:36
Agenda "Todos pela Educação" foca nos efeitos da Covid
20/04/2021 13:29
Planos Decenais de Educação e o Plano de Ações Articuladas
19/04/2021 15:04
Classificação para ocupação de bolsas remanescentes do Prouni será por melhor nota no Enem
19/04/2021 14:28
Secretários de Educação pedem envolvimento de deputados em debates da Agenda de Aprendizagem
19/04/2021 14:26
Inep alerta sobre tentativa de golpe com nome do Instituto
16/04/2021 13:30
Deputados e secretários de Educação lançam agenda com temas prioritários para 2021-2022
16/04/2021 13:28
Cláudia Queda de Toledo assume a presidência da CAPES
16/04/2021 13:24
Câmara aprova prorrogação de 122 contratos da Educação e Saúde; acompanhe
15/04/2021 12:25