6f30159a 7be7 46f0 965b 449de89dfe58
6f30159a 7be7 46f0 965b 449de89dfe58

Edital de segurança pública e democracia prorroga inscrições

Projetos devem ser enviados pelo Sistema de Inscrições da CAPES até 8 de agosto; resultado final está previsto para 3 de dezembro

A CAPES prorrogou até as 23h59 de 8 de agosto o prazo de inscrições do Edital Conjunto nº 1/2025, do Programa Ação de Apoio à Cooperação Acadêmica (Procad) – Segurança Pública e Democracia. Serão financiados seis projetos, com um investimento total de R$ 6 milhões em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação à extensão, além de recursos de custeio.

Os projetos deverão ser submetidos por meio de formulário específico, disponível no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). A divulgação dos resultados está prevista para 3 de dezembro e o início das atividades, janeiro de 2026. Antes, haverá análise técnica (22 de agosto) e divulgação do resultado preliminar (5 de novembro), com três dias úteis para recursos em cada etapa.

O objetivo do edital é incentivar a cooperação acadêmico-científica entre instituições de ensino superior, de segurança pública, centros de pesquisa e organizações atuantes no campo da segurança pública. O autor da proposta deve ser orientador e professor permanente ou colaborador de um programa de pós-graduação stricto sensu, ter título de doutor com currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Procad – Segurança Pública e Democracia vai fomentar a pesquisa acadêmico-científica e a formação de pessoal altamente qualificado em temas prioritários da segurança pública. O foco do trabalho é em áreas estratégicas como: políticas públicas de segurança; saúde dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública; enfrentamento das desigualdades racial e de gênero; impactos do crime organizado; e redução dos efeitos da letalidade nas ações policiais.

A iniciativa é fruto de parceria entre a CAPES e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Logomarca do programa (CGCOM/CAPES)

Deixe um comentário