Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Astronomia/Física, Biotecnologia e Medicina III abrem a primeira das oito semanas de atividades
Consultores das áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Astronomia/Física, Biotecnologia e Medicina III abriram na segunda-feira, 4 de agosto, as atividades presenciais da Avaliação Quadrienal 2021-2024. Essa é considerada a etapa em que a própria comunidade acadêmica conduz o processo avaliativo dos cursos de mestrado e doutorado das instituições de ensino superior e pesquisa.
Ao longo de oito semanas, 2.050 consultores avaliarão 4.585 programas de pós-graduação stricto sensu. “É um processo complexo, mas extremamente necessário. A pós-graduação só chegou ao patamar que se encontra por causa da avaliação”, disse a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, em visitas às salas dos consultores. “Ajudamos a construir um Brasil muito melhor do que há 60 anos (quando a pós-graduação foi normatizada)”.
Na abertura, pela manhã, o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, agradeceu aos participantes da comunidade acadêmica por aceitarem a tarefa. “É uma atividade bastante complexa, de muita responsabilidade e que exige competência e dedicação dos participantes”, ressaltou o diretor. “É um momento em que a comunidade acadêmica e a Fundação colaboram na avaliação dos resultados dos processos formativos e investigativos da pós-graduação brasileira”, reforçou.
Consultora da área de Medicina III, Mariana Gobbo Braz destaca a relevância da comunidade acadêmica participar do processo de avaliação. “A gente faz parte da pós-graduação e entende o dia a dia do funcionamento dos trabalhos, por isso, participar desse momento é importante para almejarmos melhorias na qualidade da formação e da pesquisa”, argumenta a professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu (SP).
Na visão da consultora da área de Administração Fernanda Filgueiras Sauerbronn, esse momento da avaliação reforça a presença da diversidade das instituições de ensino superior e pesquisa do país. “Traz uma capacidade de a gente representar a interdisciplinaridade do campo da Administração e ao mesmo tempo se conhecer e se reconhecer para que possamos dialogar e respeitar”, comenta a professora de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pela CAPES, também participaram da cerimônia de abertura das atividades o diretor de Tecnologia da Informação, Gustavo Portella, e as coordenadoras-gerais da Diretoria de Avaliação (DAV), Maria de Lourdes Fernandes Neto (Normatização, Informações e Estudos sobre a Avaliação), Priscila Albertasse Dutra da Silva (Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento da Pós-Graduação) e Talita Moreira de Oliveira (Processos de Suporte à Avaliação).
De acordo com o calendário das atividades de avaliação em 2025, essa etapa se encerra em 26 de setembro. Ainda para este ano, estão previstas as atividades de relatoria e a deliberação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Em 2026, ocorrerá a divulgação dos resultados parciais, a fase dos pedidos de reconsideração e, na sequência, a publicação das notas.
Findadas as fases de responsabilidade direta da CAPES, os resultados serão encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que emitirá parecer a ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Cabe ao ministro da Educação, portanto, a chancela final.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Divulgação CAPES