09dd7fa4 9adc 4e14 8af8 64ebdc7bc062
09dd7fa4 9adc 4e14 8af8 64ebdc7bc062

Prêmio MDHC de Pesquisa em Direitos Humanos oferece R$ 135 mil em premiações; inscrições até 03/11

Prêmio é iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com o CNPq, e reconhece contribuições relevantes para políticas e programas em direitos humanos.

Estão abertas até 03 de novembro as inscrições para o Prêmio MDHC de Pesquisa em Direitos Humanos (ReneDH), com premiação total de R$ 135 mil.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem o objetivo de reconhecer e premiar o mérito de pesquisadores, professores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, cujos trabalhos tenham alcançado contribuições relevantes para as políticas e os programas em direitos humanos, com relevância social e aplicabilidade para o MDHC, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos – 3 (PNDH 3).

“Essa é uma importante iniciativa do ponto de vista do estímulo à pesquisa direcionada a ações que promovam maior justiça social. A parceria entre o CNPq e o MDHC é fundamental no sentido de criar possibilidades para o desenvolvimento de conhecimento sobre problemas sociais que o Brasil enfrenta” destaca a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira.

As candidaturas devem ser cadastradas por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, de acordo com as seguintes categorias:

  • Pesquisa em direitos humanos: produtos de pesquisa sobre temas de direitos humanos relacionados com os públicos e temas prioritários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cujos resultados contribuam para promover melhores políticas públicas;
  • Tradução do conhecimento em direitos humanos: produtos de tradução do conhecimento e iniciativas de divulgação científica e disseminação dos resultados de pesquisas em temas relacionados com públicos e temas prioritários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;
  • Políticas de direitos humanos informadas por evidências: relatos de experiências exitosas e práticas bem-sucedidas no âmbito das políticas e programas de direitos humanos, em qualquer nível de gestão, que tenham sido realizadas com base em dados, indicadores, informações e evidências. 

“O lançamento do Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Direitos Humanos (Prêmio Pesquisa-DH) em parceria com o CNPq é o passo mais recente e significativo na estratégia de Políticas Informadas por Evidências do MDHC. Desde 2023, institucionalizamos essa cultura com a criação do ObservaDH e da ReneDH, cumprindo uma diretriz histórica do PNDH-3. A parceria com o CNPq, uma instituição de credibilidade incontestável no fomento à pesquisa no país, amplia a capacidade e o alcance da iniciativa”, comenta o coordenador-geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos do MDHC, Pedro de Lemos MacDowell.

“Este Prêmio não é apenas um reconhecimento; é um investimento direto na produção de estudos que irão, de fato, informar e aprimorar as políticas públicas, garantindo que a defesa dos direitos humanos no Brasil esteja sempre fundamentada nas melhores evidências e dados disponíveis”, salienta MacDowell.

O resultado será divulgado até o final de novembro de 2025, na página do CNPq. A premiação será realizada em Brasília em data a ser definida.

Fonte: CNPq

Foto de capa: Imagem de Freepik

Deixe um comentário