Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema Enamed. Além do local de prova, o cartão traz número de inscrição, data e horários do exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou para esta quinta-feira, 2 de outubro, a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
O cartão apresenta, ainda, o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social.
O documento pode ser acessado no Sistema Enamed e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame. Mais de 96 mil participantes tiveram a inscrição confirmada para a edição deste ano, que ocorrerá no dia 19 de outubro.
Enamed – O Enamed será realizado anualmente e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
O Ministério da Educação (MEC) prospecta um ciclo de fortalecimento mútuo entre os exames. Para o órgão, o Enamed impulsionará o engajamento dos estudantes no Enade, tendo em vista que a nota poderá servir como meio de ingresso em programas de residência médica de acesso direto. Isso tem impacto positivo para o Enare, visto que todos os concluintes dos cursos de medicina passarão a fazer a prova anualmente.
O novo resultado, baseado em padrões de desempenho, traz um aperfeiçoamento importante na avaliação desses cursos, pois supera limitações existentes no Conceito Enade, permitindo que os cursos de medicina passem a ter resultados divulgados em uma escala interpretativa dos padrões de desempenho esperados ao final da graduação. Aliado à periodicidade anual, o formato permitirá o monitoramento da qualidade dos cursos de medicina ao longo dos anos.
A utilização dos resultados do Enamed para fins de acesso aos programas de residência médica garante maior interesse e engajamento dos estudantes na realização do exame e resultados mais fidedignos para avaliação dos cursos.
Ademais, os resultados baseados em padrões de desempenho são mais precisos e passarão a subsidiar melhor as políticas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade dos cursos. A periodicidade anual de realização do exame garante que todos os alunos passarão pela prova, ampliando a amostra de estudantes avaliados e minimizando os riscos de resultados enviesados. Além disso, o ingresso na residência será mais qualificado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de capa: Inep Divulgação