homenageados 49ABRUC Comunitarias
homenageados 49ABRUC Comunitarias

ABRUC celebra 10 anos da Lei das Comunitárias com a participação do Ministro da Educação

Aconteceu ontem em Brasília (DF), a 49ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC). Reitoras, Reitores, Ministros, Parlamentares, autoridades e representantes de movimentos estudantis compareceram ao evento que celebrou os 10 anos da Lei das Comunitárias, Lei 12.881/13.

“As comunitárias são instituições de ensino que fazem a diferença em suas cidades. Além da educação, a premissa principal é devolver à sociedade com projetos que beneficiem a todos. A Lei nº 12.881 reconheceu e deu força às comunitárias para seguirem a trajetória de inclusão educacional. Novos cenários e transições educacionais nestes 10 anos e vamos rememorar e celebra na Assembleia da ABRUC”, disse, Claudio Jacoski, Presidente da ABRUC.

Durante a Assembleia o Ministro Camilo Santana dialogou sobre a importância da Lei 12.881/13, e reafirmou sua potencialidade na política educacional para a formação de qualidade para os novos professores.

“Estamos celebrando esta data que comemora os 10 anos da Lei que garantiu e deu diretriz, segurança jurídica, e definições de compromissos e objetivos para as instituições comunitárias de ensino superior do nosso país. Nossa homenagem às instituições que contribuem na formação e nos sonhos de muitos jovens brasileiros que é o de concluir o ensino superior. Reforço a importância de trabalhamos na formação de professores. É um desafio enorme garantir uma melhor qualidade na formação inicial dos professores hoje no Brasil”, disse o Ministro.

A Sessão de Homenagens Mérito da Educação Comunitária, foi precedida de um momento cultural com a estudante de direito e bailarina Lorenza Rezende Moraes, da Companhia de Dança Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos, que fez uma apresentação sobre a “potência de um corpo que ocupa o mundo”.

ABRUC 3 08 2023 143 1
Foto: Paulo Cerqueira/ABRUC

Homenageados – A Diretoria da ABRUC elegeu nessa primeira Sessão de Homenageados 16 personalidades fundamentais para que a Lei 12.881/13, fosse preparada, discutida e votada pelo Congresso Brasileiro, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff em 2013, e que decorridos 10 anos, continuam na trajetória para divulgar, difundir e ampliar a informação de quem são as Faculdades, Centros Universitários e Universidades Comunitárias. São eles: Camilo Santana, Ministro da Educação; Jorge Messias, Advogado Geral da União; Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nisia Trindade, Ministra da Saúde; Mercedes Bustamante, Presidente da CAPES; Manuella Mirella, Presidente da UNE; Luciane Ceretta, Presidente da ACAFE; Gilberto Carvalho, Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária; Jorginho Mello, Governador de Santa Catarina; Maria do Rosário, Deputada Federal PT/RS; Clodoaldo Magalhães, Deputado Federal PV/PE; Pedro Uczai, Deputado Federal PT/SC; Dandara Tonantzin, Deputada Federal PT/MG; Célia Xakriabá, Deputada Federal PSOL/MG; Vitor Lippi, Deputado Federal PSDB/SP e Reginaldo Lopes, Deputado Federal PT/MG. Cada um recebeu uma obra de arte feita exclusivamente para essa oportunidade pela artista plástica Ligia de Medeiros.

Estudantes – A ABRUC convidou para celebrar os 10 anos das Lei das Comunitárias, os estudantes, Lusiane Aparecida Costa Bandeira, da UPF, representando o movimento estudantil do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, Jean Carlos Calza Ribeiro, da UNOESC, representando o Colegiado de DCE das Comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, e Daniel Ferreira Paixão Diniz, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, pela Rede Nordeste das Comunitárias, e que recitou um cordel aos participantes:

ABRUC 3 08 2023 414 1
Foto: Paulo Cerqueira/ABRUC

CORDEL: UM LEGADO DA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

Muito bom dia a todos e todas,
O meu nome é Daniel
Meu sobrenome é Paixão
Começo essa intervenção
Com brilhos nos olhos,
Sorriso no rosto
E um cordel.

Jovem negro, eu sou
Maranguape I, é o território que nasci.
Sou um cidadão, periférico, estudante, pesquisador, empreendedor social do Hub Periférico e ativista
Entre batalhas e conquistas,
Meu propósito entendi.

É que nessa vida,
É importante lutar e valorizar a educação
O acesso de qualidade, a permanência,
A formação.
Para que jovens,
Como eu, Manu,
Possamos desbravar forças e capacidades
Para co-construir uma revolução.

Meus queridos e minhas queridas,
Uma coisa vou dizer:
A educação salva.
A educação me salvou.
Transformou o meu ser
No ensino superior, na UNICAP, puder aprender
Ter saberes, valores sociais,
Que me impulsiona a sonhar, viver, lutar, empreender e crescer.

Por isso digo,
As juventudes, elas precisam
De mais oportunidades
Nós também estamos no presente
Combatendo as necessidades
E pra essa luta é preciso
Gerar mais oportunidades.

E na lei,
A esperança de um porvir melhor,
A 12.881/2013, traz um caminho,
Um legado educativo e social,
Valoriza as instituições de ensino superior e comunitário,
Para gerar o impacto intelectual.

Minha gente,
Com educação superior e comunitária,
O Brasil se fortalece,
E no coração de cada estudante,
Uma nova história se tece.

Assim, encerro estes versos com gratidão,
Por compartilhar em cordel essa missão.

E que o legado da educação comunitária perdure,
O conhecimento seja a luz que nos guie e assegure

Com união e fé, meu povo
Pra seguirmos adiante.
Pra buscarmos um futuro promissor,
E em nossos corações,
Termos a educação comunitária
Como um tesouro de valor.

Muito obrigado! (Autor: Daniel Ferreira Paixão Diniz, UNICAP)

Mesa temática Novas possibilidades de fomentos à Inovação e Tecnologia – Participaram dessa rodada o Superintendente do BNDES, João Pierone; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy; e o CEO da FUNDACRED, Nivio Lewis Delgado. Um importante momento de reflexão e proposição de novas iniciativas em relação a temas como a Medicina, a pesquisa, as engenharias, o Fies, o Prouni e a Inovação Tecnológica, no âmbito das Comunitárias e do Ensino Superior no Brasil.
E para concluir a Assembleia um Cafezinho do Cerrado que acolheu festivamente as Reitoras e Reitores das Comunitárias.

Deixe um comentário