Até 26 de setembro, 2.050 consultores terão avaliado 4.585 programas de pós-graduação stricto sensu de 50 áreas
Consultores das áreas de Educação, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Psicologia, Serviço Social, Geografia, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Interdisciplinar e Filosofia abriram nesta segunda-feira, 8 de setembro, as atividades presenciais da sexta semana da Avaliação Quadrienal 2021-2024. O grupo conta com a participação de 269 professores que avaliarão 687 programas de pós-graduação stricto sensu.
Os consultores foram recebidos, na sede da CAPES/MEC, pela presidente Denise Pires de Carvalho e pelos diretores Antonio Gomes de Souza Filho (Avaliação) e Luiz Pessan (Programas e Bolsas no País) e se somam aos 1.184 que passaram pela CAPES/MEC nas semanas anteriores. Até o momento, 63% dos programas de pós-graduação stricto sensu já foram avaliados. Ao longo de oito semanas, 2.050 consultores terão avaliado 4.585 programas de pós-graduação stricto sensu de 50 áreas do conhecimento.
Para o professor e consultor Paulo Menandro, a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo é um diferencial utilizado pela CAPES. “Isso torna a avaliação muita mais segura, porque todas as particularidades e questões próprias de cada área são trazidas para discussão, comentadas e trabalhadas, e a avaliação acaba se tornando uma atividade muito bem-feita e que representa adequadamente a área que está sendo avaliada”, destacou o professor de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).
O consultor Maurilio Castro Matos argumenta que, como os programas de pós-graduação dão direção ao debate das profissões e intervêm nas discussões da sociedade, a qualificação passa pela contribuição à produção do conhecimento. “Estando presentes aqui, na avaliação, professores que participam desses programas, podemos fazer uma análise mais ampla e abrangente para atender às necessidades da sociedade brasileira”, ressaltou o professor de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Pela CAPES, também participaram da cerimônia de abertura das atividades da semana as coordenadoras-gerais da Diretoria de Avaliação, Maria de Lourdes Fernandes Neto (Normatização, Informações e Estudos sobre a Avaliação), Priscila Albertasse Dutra da Silva (Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento da Pós-Graduação) e Talita Moreira de Oliveira (Processos de Suporte à Avaliação).
Ainda para este ano, estão previstas as atividades de relatoria e a deliberação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) sobre a avaliação. Em 2026, ocorrerá a divulgação dos resultados parciais, a fase dos pedidos de reconsideração e, na sequência, a publicação das notas.
Encerradas as fases de responsabilidade direta da CAPES, os resultados serão encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que emitirá parecer a ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Cabe ao ministro da Educação, portanto, a chancela final.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Mesa de abertura da sexta semana de atividades presenciais da Avaliação Quadrienal 2021-2024 (Julia Prado – CGCOM/CAPES)