Programa selecionará 35 projetos para integrar a Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social na Política sobre Drogas (CAIS)
A CAPES/MEC prorrogou até o dia 27 de fevereiro o prazo para as inscrições do Edital Conjunto nº 5/2025, do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (ProEXT-PG) – CAIS Acadêmicos. As propostas devem ser submetidas pelo Sistema de Inscrições da CAPES/MEC (Sicapes).
O programa é uma parceria entre a CAPES/MEC e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Serão selecionados 35 projetos para integrar a Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social na Política sobre Drogas (CAIS).
Os projetos, que precisam estar vinculados a programas de pós-graduação, serão desenvolvidos ao longo de cinco anos. A relação dos selecionados será divulgada até 30 de junho e o início dos projetos está previsto para 1º de julho.
O CAIS Acadêmicos vai qualificar profissionais para produzir conhecimento acadêmico-científico e realizar atividades de extensão no campo das políticas sobre drogas. O objetivo é instituir uma rede de atuação que envolva pesquisadores, professores, gestores públicos, profissionais da saúde, da assistência social, da educação e da justiça, da sociedade civil, além de integrar a comunidade acadêmico-científica, as redes de proteção social e comunidades vulnerabilizadas.
A iniciativa é dividida em cinco eixos estratégicos:
- Atenção integral e intersetorial a pessoas com demandas relacionadas ao uso de substâncias psicoativas;
- Produção de evidências e gestão da informação para políticas públicas sobre drogas;
- Formação prática e qualificação de discentes da pós-graduação em políticas públicas sobre drogas;
- Iniciativas de inclusão social e acesso a direitos para populações em situação de vulnerabilidade;
- Atendimentos decorrentes de autuação por porte de cannabis para uso pessoal.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação ASCOM/CAPES
Foto de capa: PROEXT-PG
