Selecionados irão atuar na elaboração e revisão das questões do exame. Candidatos poderão interpor recursos contra o resultado preliminar até as 18h do dia 13 de janeiro, no Sistema BNI
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira, 2 de janeiro, o resultado preliminar da chamada pública para seleção e credenciamento de elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os selecionados participarão da etapa de capacitação.
Será credenciado o candidato que, ao final do processo de capacitação, obtiver frequência de 100% e aproveitamento mínimo de 70% nas atividades promovidas. Os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado preliminar até as 18h do dia 13 de janeiro, no Sistema BNI.
Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Confira edital com o resultado preliminar
Acesse o Sistema BNI
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de capa: Divulgação INEP
