15da514d 27b5 4b15 b6e5 ff537dfee642
15da514d 27b5 4b15 b6e5 ff537dfee642

Processo de escolha dos novos coordenadores de áreas vai até dia 14

Indicações são feitas por PPGs, associações ou sociedades científicas de pós-graduação, sem participação das coordenações e do CTC-ES

Está aberto até 14 de outubro,no âmbito doEdital nº18/2025, o período para indicações dos novos coordenadores das áreas de avaliação. O processo de escolha envolve os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu e os dirigentes das associações ou sociedades científicas de pós-graduação, que deverão realizar o procedimento na Plataforma Sucupira, de acordo com o Manual, anexo I do edital.

Os docentes indicados receberão ofício da Diretoria de Avaliação da CAPES/MEC (DAV) entre 15 e 21 de outubro, sobre o aceite ou não da indicação. De 22 de outubro a 7 de novembro, os que desejarem permanecer no processo deverão enviar a manifestação de aceite, documentação e demais informações.

Superada essa etapa, a lista de candidatos habilitados e inabilitados é publicada no site da Coordenação, com período para apresentação de recursos. Após a divulgação e os recursos, a relação definitiva será submetida ao crivo do Conselho Superior. Este elaborará uma lista tríplice por área de avaliação.A partir da lista tríplice, a presidência da Coordenação designará os novos coordenadores. Isso ocorrerá a partir de 1º de abril de 2026, depois do encerramento da Avaliação Quadrienal 2021-2024. O mandato das novas coordenações terá início durante o Fórum de Transição dos Mandatos em 2026, com a respectiva posse, e término previsto para o ano de 2030.

Importante ressaltar que o fluxo do Edital 18/2025 não prevê qualquer tipo de participação das atuais coordenações das áreas e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). O procedimento é estruturado de forma a garantir isonomia, transparência e liberdade de escolha por parte dos PPGs e Associações para indicarem os candidatos que julgarem mais adequados.

Um dos requisitos para ser coordenador de área é ser professor ou pesquisador com título de doutor, além de ter experiência com ensino, pesquisa, orientação na pós-graduação stricto sensu e gestão acadêmica. É vedada a participação de reitor(a) ou ocupantes de quaisquer outros cargos de direção nas instituições de ensino e pesquisa.

A coordenação da área presta assessoramento técnico-científico para subsidiar as atividades de avaliação atribuídas à CAPES/MEC. Também conduz e supervisiona a atividade dos consultores, além de coordenar as comissões de avaliação. Tem o papel, ainda, de elaborar pareceres e proposições que ajudem no aperfeiçoamento da política nacional de pós-graduação stricto sensu.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Sempre atuante junto à CAPES/MEC, a comunidade acadêmica escolhe os coordenadores das áreas de avaliação (Julia Prado – CGCOM/CAPES)

Deixe um comentário