Fundação também aumenta o número de benefícios para estudantes e professores e retoma diálogo com comunidade acadêmica
Neste dia 10 de abril, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 100 dias. Ao longo deste período, a CAPES executou diversas ações de valorização da pós-graduação e da formação de professores da educação básica, além de retomar o diálogo com a comunidade acadêmica e parceiros internacionais e reforçar os investimentos em programas estratégicos. “Trabalhamos com três diretrizes: reconstruir, consolidar e avançar”, destaca Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, ao explicar a necessidade de reativar, manter e ampliar as iniciativas da Agência de Fomento do Ministério da Educação em benefício da formação, do ensino, da ciência e da pesquisa no País.
Para os bolsistas de mestrado e doutorado, o percentual alcançou 40% e, para os pós-doutorandos, 27%. Assim, mestrandos que recebiam R$1.500 passaram para R$2.100, e doutorandos, de R$2.200 para R$3.100. No caso do pós-doutorado, o benefício foi de R$4.100 para R$5.200. O aumento atendeu 178 mil bolsistas da CAPES.
Além de reajustar os valores, a CAPES aumentou o número de bolsas. O total de benefícios para o mestrado e doutorado, em programas institucionais, teve um acréscimo de 5,3 mil bolsas, chegando a 93,2 mil. Já o Pibid e o Residência Pedagógica agora têm mais 31 mil bolsas, e o número total passa para 88,9 mil, um aumento de 54%.
A CAPES também aumentou para R$225 milhões o investimento na pós-graduação para aquisição de materiais de laboratório, manutenção de equipamentos, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos. Serão R$47 milhões a mais que em 2022.
Para apoiar o trabalho dos pesquisadores, foram renovados dois importantes contratos para o Portal de Periódicos: Elsevier, editora de análise de informações, e Emerald Publishing, que garante acesso a 230 publicações nas áreas de Serviço Social, Educação, Engenharia e Saúde. O Portal de Periódicos da CAPES é o maior acervo científico digital do mundo, com mais de 40 mil publicações de texto completo em todas as áreas do conhecimento. Outra ação tradicional da Fundação, o Prêmio CAPES de Tese está com seleção aberta para a 18ª edição. As premiações chegam a R$ 25 mil.
Nos primeiros 100 dias de gestão, foram publicados novos editais de cooperação internacional. A CAPES e Comissão Fulbright abriram o processo seletivo para a concessão de 10 bolsas de estudos para doutorado pleno e oferecimento de duas bolsas para mestrado profissional em produção de roteiro nos Estados Unidos.
Em parceria com a França e países da América do Sul, outras 30 bolsas estão sendo ofertadas em 15 projetos nas áreas de Matemática, de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação, e Mudanças Climáticas. Ainda na cooperação com esse país, um novo edital do Programa CAPES/Cofecub, que selecionará até 35 projetos, foi publicado. Além disso, divulgou os resultados da Cátedra em Tübingen, na Alemanha, do doutorado em Agricultura em Purdue, nos Estados Unidos, e do Leitorado, em 11 países.
Na área internacional relacionada à formação de professores, a CAPES avança no processo de seleção dos 30 profissionais de educação que farão curso de pós-graduação em Gestão e Liderança Educacional na Irlanda. Enquanto isso, nos Estados Unidos, 367 professores participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa. As iniciativas têm como público-alvo educadores das redes públicas de ensino.
Nesses 100 dias, a presidente e os diretores da CAPES já receberam reitores de instituições de ensino e pesquisa, além de dirigentes de agências de fomento à pesquisa e de cooperação internacional. Representantes da Fundação têm participado de vários seminários para explicar as políticas para pós-graduação e formação de professores da educação básica, além de promover debates sobre assuntos relevantes para o País.
“O diálogo aberto com a comunidade acadêmico-científica e as instituições responsáveis pela formação de professores no nosso Pais, sempre com olhar para lado humano das ações, pautarão nossas condutas em relação às decisões que contribuem para a melhoria da educação brasileira”, afirma a presidente da CAPES.