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Trabalho da última semana abrange 476 programas de seis áreas

Com a presença de 294 consultores, grupo encerra as atividades presenciais da comunidade acadêmica no processo avaliativo

Consultores das áreas de Ciências de Alimentos, Direito, Materiais e dos programas profissionais de Engenharia VI e acadêmicos de Interdisciplinar e Saúde Coletiva abriram nesta segunda-feira, 22 de setembro, as atividades presenciais da oitava e última semana da Avaliação Quadrienal 2021-2024. O grupo conta com a participação de 294 professores que avaliarão 476 programas de pós-graduação stricto sensu.

Os consultores foram recebidos, na sede da CAPES/MEC, pelos diretores de Avaliação, Antonio Gomes de Souza Filho, e de Programas e Bolsas no País, Luiz Pessan. Até o momento, 90% dos programas de pós-graduação stricto sensu já foram avaliados. Ao longo das oito semanas, 2.050 consultores terão avaliado 4.585 programas de pós-graduação stricto sensu de 50 áreas do conhecimento.

Antonio Gomes destacou o efeito indutor da avaliação na pós-graduação stricto sensu e no próprio processo avaliativo dos cursos de mestrado e doutorado. “O processo de avaliação coloca a pós-graduação, que é um patrimônio do povo brasileiro, no caminho da busca permanente pela qualidade e também do aprimoramento da própria avaliação. Esse aperfeiçoamento, pela estratégica que o Brasil adotou, significou aprimorar também os sistemas de ciência e tecnologia, e, por consequência, a inovação”, ressaltou “O povo brasileiro precisa desse avanço e, por isso, todos que fazem a avaliação pautam pelo reconhecimento da qualidade, que é muito estratégica para a nação”, acrescentou.

Para o consultor da área de Direito, José Heder Benatti, a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo tem relevância em dois aspectos: pessoal e institucional. “O primeiro, por conhecer todo o sistema por dentro e entender as dificuldades; e o segundo para ver o que há de comum, de diferente e as dificuldades locais e nacionais”, argumenta. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), ele reforça que o diálogo enriquece o sistema de pós-graduação e facilita a comunicação para fortalecer a ciência e tecnologia. “Quando se pensa isolado, não conhece, parece que os problemas são só nossos”, conclui.

Pela CAPES/MEC, também participaram da cerimônia de abertura das atividades da semana as coordenadoras-gerais da Diretoria de Avaliação, Maria de Lourdes Fernandes Neto (Normatização, Informações e Estudos sobre a Avaliação), Priscila Albertasse Dutra da Silva (Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento da Pós-Graduação) e Talita Moreira de Oliveira (Processos de Suporte à Avaliação).

Ainda para este ano, estão previstas as atividades de relatoria e a deliberação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) sobre a avaliação. Em 2026, ocorrerá a divulgação dos resultados parciais, a fase dos pedidos de reconsideração e, na sequência, a publicação das notas.

Encerradas as fases de responsabilidade direta da CAPES, os resultados serão encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que emitirá parecer a ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Cabe ao ministro da Educação, portanto, a chancela final.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Mesa de abertura (Isabela Pimentel – CGCOM/CAPES)

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