enem
enem

Enem se destaca em inclusão e equidade

De 2022 a 2025, o total de pessoas com atendimento especializado no exame quase triplicou, registrando aumento de 191%

Em três anos (de 2022 a 2025), o quantitativo de pessoas com atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou um aumento significativo: passou de 30.856 para 89.770. Trata-se de um crescimento de 191%, ou seja, quase triplicou de nesse intervalo de tempo.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao longo de quase três décadas, o exame alcança pessoas com deficiências, transtornos e que fazem acompanhamentos específicos de saúde. Inclui também condições como gestação e lactação, além de promover atenção especial a idosos e estudantes em classe hospitalar, entre outras necessidades.

Todas as adaptações do Enem são fruto de um conjunto de políticas afirmativas do Governo Federal. Por meio dessas medidas, o Ministério da Educação (MEC) torna o Enem cada vez mais inclusivo e democrático no que diz respeito ao acesso ao ensino superior.

A iniciativa do MEC contempla também grupos que historicamente enfrentam desafios para serem inseridos nos processos educacionais e conseguirem dar continuidade a suas trajetórias acadêmicas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o Painel Enem 2025
Acesse o edital do Enem 2025
Acesse a retificação que modificou o cronograma do exame
Saiba mais sobre o Enem


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto de capa: Divulgação MEC

Deixe um comentário