No momento, você está visualizando CAPES lança Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação

CAPES lança Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação

Objetivo é facilitar o compartilhamento de informações e promover a qualidade dos dados e, com isso, estimular a inovação na gestão

A CAPES/MEC lançou nesta quinta-feira, 16 de outubro, o Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação. O documento apoiará bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação e coordenadores de programas na organização, padronização e integração de dados entre os sistemas institucionais e a Plataforma Sucupira. A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília.

“A gestão da informação é basilar para planejar, executar e avaliar uma agenda de políticas públicas. Ao longo do tempo, a CAPES/MEC tem utilizado as informações do sistema na Plataforma Sucupira para subsidiar as políticas de fomento e aprimorar os processos de avaliação da pós-graduação”, disse o diretor de Avaliação da Coordenação, Antonio Gomes de Souza Filho, na abertura do evento. “Chegou o momento de avançar na gestão da informação desde a confiabilidade da fonte nas instituições, passando pela transferência dos dados para as bases da CAPES/MEC, até a segurança da informação”.

Também compuseram a mesa de abertura o diretor de Programa da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Econômicas do Ministério da Educação (MEC), Daniel Castro, e o analista de Negócios Sênior da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Robson Almeida.

O guia traz orientações práticas sobre padrões e protocolos de interoperabilidade, materiais de apoio e exemplos de aplicação real, além de notícias e atualizações sobre iniciativas de integração de dados na pós-graduação. O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações e promover a qualidade dos dados e, com isso, estimular a inovação na gestão da pós-graduação.

No contexto da pós-graduação brasileira, interoperabilidade de dados significa permitir que diferentes sistemas, de uma instituição ou entre instituições, troquem informações de maneira compreensível e segura. Isso envolve, por exemplo, registros de pós-graduandos e professores, disciplinas, projetos de pesquisa e produção intelectual.

A iniciativa foi pensada para atender pró-reitores de Pós-Graduação (ou cargos equivalentes), coordenadores de programa de pós-graduação, bibliotecários, gestores de repositórios institucionais e gestores de tecnologia da informação e de dados das instituições de ensino superior.

Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação resulta do trabalho conjunto da Rede de Integração da Comunidade Acadêmica da Pós-Graduação (RICA|PG), coordenada pela CAPES/MEC. Mais do que um documento técnico, essa atuação visa à cooperação entre instituições, promovendo uma cultura de integração e confiança mútua. 

Assista à íntegra da cerimônia de lançamento do Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Guilherme Pera – CGCOM/CAPES

Deixe um comentário