bb08c8b6 0f29 43bd 8287 390adf7feb47
bb08c8b6 0f29 43bd 8287 390adf7feb47

CAPES Global.edu tem 54 propostas de rede inscritas de todo o país

Propostas envolvem cerca de 170 instituições de ensino superior e pesquisa. Investimento será de R$ 350 milhões por ano

Já está disponível para consulta a lista dos 54 projetos inscritos no Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu.  O conjunto de propostas envolve cerca de 170 instituições de ensino superior e pesquisa. O resultado final dos selecionados está previsto para ser divulgado a partir de 27 de fevereiro de 2026, com o início das atividades no ano que vem.

Com duração até 2031, o CAPES Global.edu terá investimento de até R$ 350 milhões por ano, ao longo de quatro anos, para oferta de bolsas no Brasil e no exterior, apoio à participação em eventos científicos e missões de trabalho internacionais, além de recursos para as atividades dos projetos de cooperação internacional. O programa é formado por redes temáticas de cooperação acadêmico-científica entre instituições, com o objetivo de fortalecer a internacionalização da pós-graduação brasileira.

As propostas apresentadas englobam temas como saúde, biotecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, energia, políticas públicas, educação, conectividade, segurança alimentar e biomas. O CAPES Global.edu integra instituições com diferentes níveis de internacionalização e promove a colaboração científica entre universidades brasileiras e parceiras internacionais.

Cada proposta conta com uma instituição coordenadora e um conjunto de IES/IP associadas, sendo o mínimo de três e o máximo de cinco associadas, localizadas em diferentes regiões do país, com a presença de pelo menos uma instituição das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

A instituição coordenadora de cada rede deve possuir programas de pós-graduação com notas 5, 6 ou 7, as mais elevadas na avaliação da CAPES/MEC, em áreas do conhecimento relacionadas aos temas definidos pela rede. Também é necessário possuir parcerias internacionais consolidadas.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa:  Logotipo do programa (CGCOM/CAPES)

Deixe um comentário