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Acesso à Educação: Programa avalia perfil da pós-graduação do País

Serão selecionados até 12 projetos para diagnóstico, aplicação e representação no Sistema Nacional de Pós-Graduação

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições de projetos para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Alteridade na Pós-Graduação. A criação do Programa foi formalizada na sexta-feira, 12 de agosto, com a publicação do Edital nº 37/2022 no Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da CAPES. As submissões devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

Por este PDPG, a CAPES apoiará até 12 projetos. Os eixos temáticos incluem estudos sobre os perfis étnico-raciais de estudantes e professores, bem como as condições de acesso, permanência e conclusão na pós-graduação brasileira. Também serão analisadas a participação de pessoas com deficiência nesse nível da educação do País e as propostas de políticas e ações afirmativas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) stricto sensu.

O cronograma do edital vai até o fim deste ano. O resultado preliminar tem divulgação prevista para 10 de novembro e o final deve ocorrer em 1º de dezembro, mesmo mês estimado para o início dos projetos. Os proponentes devem ser professores ou pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação integrantes do SNPG, possuir título de doutor e ter currículo atualizado na Plataforma Lattes.

O Programa se centra no conceito de alteridade, o reconhecimento e o respeito às diferenças e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Com ele, a CAPES quer contribuir para a redução de assimetrias e desigualdades no SNPG. Para isso, estima-se um investimento de até R$3,6 milhões e R$600 mil para recursos de custeio.

Legenda das imagens:

Imagem dentro matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/AnnaStillis)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)

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