Prazo para apresentação de candidaturas vai até 24 de outubro. Serão selecionados até cinco pesquisadores
Estão abertas, até 24 de outubro, as inscrições para o Programa CAPES- Purdue de Doutorado Pleno em Agricultura. As atividades se iniciam em agosto de 2025 e cada estudante receberá até US$ 54,1 mil anuais referente a concessão de bolsa por, no máximo, cinco anos.
O edital 23/2024, publicado na edição desta terça-feira, 17 de setembro, do Diário Oficial da União, selecionará até cinco bolsistas para a Universidade Purdue, nos Estados Unidos. O candidato deverá escolher entre as áreas de agricultura digital; energia e ciências vegetais: fenotipagem e genética; agricultura de precisão; genômica, proteômica e metabolômica; ciências da colheita e pós-colheita, e restauração e conservação florestal.
A inscrição deve ser feita pelo site https://inscricao.capes.gov.br/ . Para se candidatar, os interessados precisam atender alguns quesitos como não ter título de doutor em qualquer área do conhecimento e comprovar proficiência em inglês. Todos os detalhes sobre prazos e regras podem ser consultados no edital de seleção.
Além da bolsa, o pesquisador selecionado receberá auxílios deslocamento, instalação e seguro-saúde. A seleção é feita de forma coordenada, inicialmente pela CAPES, e, em seguida, pela Universidade Purdue, com os nomes recomendados pela Fundação.
Sobre o Programa
O Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program investe no intercâmbio científico e na qualificação acadêmica de alunos do Brasil. A iniciativa, fruto de acordo de cooperação firmado em março de 2019, com duração prevista de 10 anos, tem como objetivo a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa, a ampliação do acesso a centros internacionais de excelência, o aumento de colaboração e publicações conjuntas e expandir a visualização da produção acadêmica brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: iStock