Antonio Gomes, diretor de Avaliação, falou sobre formação de mestres e doutores no Brasil e aumento do número de bolsas
Aatual situação do financiamento das universidades federais foi tema de debate no Senado Federal nesta quarta-feira, 19 de junho. Uma audiência conjunta reuniu as comissões de Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Educação e Cultura (CE) daquela casa legislativa, e contou com a presença de Antonio Gomes, diretor de Avaliação da CAPES, que abordou o cenário da pós-graduação no Brasil.
O diretor falou sobre a formação de mestres e doutores no País, destacando que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) é bastante complexo e responde por 90% da produção científica brasileira. O representante da CAPES explicou que, quando começou, o SNPG se concentrava basicamente em São Paulo e Rio de Janeiro, e hoje atinge 323 municípios de todas as regiões. Para Gomes, isso “mostra que (o sistema) é entendido como uma política do estado brasileiro, robusta e resiliente a perturbações”.
O Diretor ressaltou que o Brasil tem necessidade de formar mais mestres e doutores, considerando que “ainda estamos abaixo da média dos países da OCDE” (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). No entanto, enfatizou que em 2023, pela primeira vez, o País conseguiu alcançar a meta do Plano Nacional de Educação ao formar mais de 25 mil doutores.
Outro ponto esclarecido foi o aumento do número de bolsas da CAPES que, somente no primeiro semestre de 2024, já supera o montante concedido ao longo de 2023, totalizando 101 mil bolsas. O diretor também explicou que houve redistribuição de bolsas, seguindo um modelo implementado a partir de 2020, após discussão com as universidades, que pondera diversas variáveis na redistribuição anual.
Além da CAPES, também participaram Fábio Guedes Gomes, da Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento, Helena Bonciani Nader, da Academia Brasileira de Ciências, Tânia Maria Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes do Ministério da Educação, Olival Freire Junior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Cláudia Xavier, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, e José Geraldo Ticianeli, da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Acesse a página da TV Senado no Youtube para assistir ao debate na íntegra.
https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-participa-de-audiencia-sobre-a-pos-graduacaoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Imagem de capa: Print da tela (Divulgação)