Encontro irá subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho, em Brasília
A CAPES participou, na terça-feira, 20, de seminários temáticos sobre neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas. Os encontros reuniram especialistas do setor e aconteceram de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 para subsidiar a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI 2024), que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho, em Brasília.
Na mesa sobre Universidade e Indústria, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, contextualizou a relação da geração do conhecimento com o setor produtivo, destacando a “importância do fomento da educação superior em todos os seus níveis”. A presidente falou dos ecossistemas de inovação no País, baseados na “hélice tríplice: universidade/empresa/governo”, que inclui o sistema social e meio ambiente, em hélice quíntupla.
A gestora também destacou o desafio de aumentar a interação universidade-empresa, pois o Brasil ocupa lugar de destaque no mundo como produtor de conhecimento, ressaltando que 15 universidades brasileiras produzem 60% da ciência nacional. Programas de start-up, empresas juniores e associadas e de pós-incubação foram citados como espaços de empreendedorismo e inovação.
Os eventos foram organizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Sebrae, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Reprodução/CAPES