d5dc8b83 3cab 4a4a b89e 79c636475a08
d5dc8b83 3cab 4a4a b89e 79c636475a08

CAPES realiza sete treinamentos em fevereiro

Ciclo de eventos gratuitos, on-line e interativos irá abordar a publicação de artigo em acesso aberto, sem custo

Em fevereiro, serão realizados sete treinamentos para os usuários do Portal de Periódicos da CAPES/MEC. Todas as capacitações darão o passo a passo para a publicação de artigo em acesso aberto, sem custo para o autor, a partir dos acordos transformativos assinados pela agência federal com as editoras científicas. 

No dia 3, às 19 horas, Sandro Gonçalves, representante da Wiley, explicará o processo de publicação na editora. Outro treinamento da Wiley ocorrerá no dia 23, às 14 horas, com o mesmo palestrante.

A editora ACS apresenta, no dia 6, às 14 horas, o treinamento sobre acesso aberto. O palestrante Valtair Júnior, representante da ACS, explicará o passo a passo para publicar nos periódicos elegíveis da editora.

O palestrante Thiago Bernadino, representante da Elsevier, apresentará, no dia 10, às 19 horas, o tema “Como publicar seu artigo em Acesso Aberto, sem custo, via acordo CAPES/Elsevier”.

No dia 20, às 14 horas, Ana Carolina Nogueira, representante da ACM, explicará como funcionará as publicações de artigos nos periódicos dessa editora.  Já no dia 23, também às 14 horas, Sandro Gonçalves falará sobre o acordo na Wiley, editora da qual é representante.

Já no dia 25, às 14 horas, é a vez da Springer Nature. A representante da editora, Andréa Gonçalves, dará detalhes sobre a publicação em acesso aberto, sem custo, em todos os periódicos híbridos da Springer. Esse treinamento ocorrerá também no dia 30 de janeiro: Treinamentos – janeiro/2026 — CAPES. No entanto, as vagas estão esgotadas e as inscrições já foram encerradas.

No dia 27, às 14h, a série de capacitações se encerra com as publicações do Institute of Electrical and Electronic Engenieers Incorporated (IEEE). A palestra será da representante da editora, Ana Carolina Nogueira.

Vale ressaltar que alguns treinamentos já estão com as vagas esgotadas. No entanto, em março, o Portal de Periódicos abrirá novas turmas com alguns dos editores e, em abril, realizará uma maratona com os mesmos treinamentos concluídos em fevereiro. Fique atento às datas.

Os treinamentos do Portal de Periódicos são realizados na plataforma Microsoft Teams, que permite ao usuário se comunicar com a mediadora do Portal e enviar mensagens pelo chat. Consulte a lista completa de treinamentos disponíveis.

Inscrições
Para se inscrever, caso não tenha cadastro, acesse ENTRAR (no canto superior direito do site do Portal de Periódicos) e clique em REGISTRE-SE. Após a realização do cadastro, acesse com seu usuário e senha o espaço ENTRAR. Ao acessar o treinamento desejado, clique em Solicitar inscrição e depois em Sim.

Faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro na opção Entrar para visualizar as turmas com inscrições abertas. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 452 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.

Confira a agenda completa: Treinamentos – Fevereiro/2026.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 
Fonte: Redação ASCOM/CAPES

Foto de capa: Imagem ilustrativa (Freepik/Design)

Deixe um comentário